Hemodinâmica do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Uerj celebra 30 mil procedimentos em 15 anos de atuação

06/12/202412:12

Diretoria de Comunicação da Uerj

Em funcionamento há 15 anos, o setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) da Uerj alcançou, em novembro, a marca de 30 mil procedimentos realizados, consolidando-se como um dos principais serviços de Cardiologia Intervencionista do estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (5), autoridades e membros da comunidade acadêmica se reuniram, no Auditório Reitor Ney Palmeiro do Hupe, para homenagear a trajetória do setor e discutir a atenção especializada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Profissionais do setor de Hemodinâmica do Hupe

Médica sanitarista, a reitora Gulnar Azevedo e Silva destacou a importância do serviço de Cardiologia da Uerj para a rede pública de saúde. “Avançamos muito, apesar do histórico subfinanciamento do SUS e das limitações impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal, sobretudo para a contratação de pessoal por meio de concurso público. Sabemos que o trabalho da equipe multidisciplinar da Hemodinâmica do Hupe salva vidas e precisa, portanto, ser cada vez mais valorizado. Vamos continuar apoiando as ações realizadas, contribuindo para a formação de profissionais e garantindo o atendimento assistencial de excelência à população fluminense”, afirmou.

Aumento expressivo de exames

Desde outubro de 2018, o Projeto de Saúde Cardiovascular, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), possibilitou o aumento expressivo do número total de procedimentos. Nesse período, foram feitos mais de 21 mil exames, principalmente o cateterismo, entre outros, fundamentais para o diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos. Essa iniciativa reafirmou a vocação do setor no atendimento prestado, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, a pacientes, eletivos e de urgência, com síndrome coronariana aguda da Rede de Infarto e doença coronariana crônica, além de ampliar a atuação em áreas como Cardiopatia Congênita, Radiologia Intervencionista e Neurologia Intervencionista.

A secretária de Saúde do Estado do Rio, Claudia Maria Braga de Mello, festejou a parceria e os resultados obtidos. “Temos 30 mil motivos para comemorar. É um orgulho para a SES participar deste projeto tão relevante para o nosso estado, empreendido por uma Universidade que é referência em ensino e desenvolvimento de tecnologia”, frisou.

Autoridades na mesa de abertura do evento

Também integraram a mesa de abertura o pró-reitor de Saúde (PR5) da Uerj, Ronaldo Damião; o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Rogério Rufino, e o representante da Direção do Hupe, Sérgio Logar. O evento foi conduzido pelo professor Roberto Esporcatte, chefe do serviço de Cardiologia do Hupe. Na ocasião, Aristides Vitorino de Oliveira Neto, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde, ministrou a palestra “A importância da Assistência Cardiovascular no SUS”.

Em seguida, o professor Esmeralci Ferreira, coordenador do serviço de Hemodinâmica, relatou os esforços envidados para adquirir equipamentos e formar a equipe, composta por profissionais altamente qualificados. O setor conta ainda com um sólido Programa de Residência Médica e diversos alunos de mestrado e doutorado. “Em média, realizamos 390 procedimentos por mês, atendendo principalmente pacientes com doença coronariana aguda. Sempre estimulamos nossos estudantes da graduação a aprofundarem seus conhecimentos nessa área. Também realizamos, anualmente, um curso dedicado à especialidade, além de mantermos projetos de pesquisa com muitas publicações relevantes”, concluiu Ferreira.