FFP recebe comitiva da Administração Central

18/01/201913:02

Gestores da Administração Central visitaram a Faculdade de Formação de Professores (FFP), campus da UERJ em São Gonçalo, no último dia 17 de janeiro. O deslocamento faz parte da estratégia de aproximar as comunidades acadêmicas externas da Administração Central, possibilitando integração e descentralização. Na ocasião, a Reitoria ouviu as demandas, as ideias e as propostas de melhorias na unidade da Região Metropolitana. O reitor Ruy Garcia Marques enfatizou a importância da “Reitoria Itinerante” para tornar a relação dos campi com a Administração Central cada vez mais próxima.

Desde novembro do ano passado, a comitiva vem percorrendo algumas unidades para viabilizar um contato mais próximo com docentes, coordenadores, técnicos administrativos e discentes. Durante o encontro, além das demandas colocadas pelos representantes da FFP, a arquiteta Jackeline Ferreira Garcia Moura, da Prefeitura dos campi, apresentou um projeto de criação de rampas e de outras melhorias na acessibilidade do campus.

Para a diretora da FFP, Ana Maria Santiago, a faculdade vê com muita satisfação essa iniciativa da atual gestão. “Quanto maior capilaridade das relações administrativas, entendemos que tudo flui melhor, pois despersonaliza um pouco o processo. Por outro lado, ver e sentir o território que se administra é fundamental. A FFP não é só um prédio e cursos com necessidades físicas e administrativas. Todo espaço educativo tem uma vibração própria que precisa ser sentida por quem decide e interfere no nosso dia a dia”, explicou.

A FFP foi incorporada à UERJ há mais de 30 anos e atualmente é a maior unidade fora do campus Maracanã em quantitativo de alunos. Dedicada à formação de professores, oferece hoje seis cursos de licenciatura plena (Pedagogia, História, Geografia, Matemática, Letras – Português/Literatura e Português/Inglês – e Biologia), nove de pós-graduação lato sensu (especialização), seis mestrados e um doutorado. Atende cerca de 2.500 alunos de graduação oriundos de inúmeros municípios da Região Metropolitana e do interior fluminense. Possui 22 grupos de pesquisa reconhecidos pelo CNPq, mais de 100 projetos apoiados por agências de fomento como a Faperj e CNPq.

Além do reitor, estiveram presentes a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington; a sub-reitora de Graduação, Tania Maria de Castro Carvalho Netto; o sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; o diretor do Centro de Educação e Humanidades, Lincoln Tavares Silva; a vice-diretora da FFP, Mariza de Paula Assis; o diretor de Informática, Gustavo Castro; a diretora de Administração Financeira, Maria Thereza Lopes de Azevedo; a superintendente de Recursos Humanos, Márcia Caoduro; e o coordenador executivo de Infraestrutura da Prefeitura dos Campi, José Antônio da Cruz dos Santos.

Seguindo o planejamento, em março, a Administração Central pretende visitar o Instituto Politécnico (IPRJ), localizado no campus Nova Friburgo, na Região Serrana fluminense.