Engenharia Eletrônica realiza evento internacional de controle e automação

18/02/202014:58

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Eletrônica (PEL) realiza, de 9 a 11 de setembro, a 16ª edição do International Workshop on Variable Sctructure Systems (VSS 2020). É a primeira vez que a América do Sul recebe o evento de controle e automação, reunindo representantes da academia e da indústria. A submissão de trabalhos já está aberta, com prazo até 13 de abril.

“Desta forma, colocamos o PEL no cenário internacional de eventos científicos”, comemora o professor José Paulo Cunha, um dos organizadores do encontro. O VSS 2020 conta com o apoio da UFRJ, da Control Systems Society do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e da Sociedade Brasileira de Automática.

O evento vai englobar três grandes palestras, além de apresentação de pôsteres. Confira as orientações para inscrições.

Engenharias da Uerj são destaque em levantamento sobre a pesquisa no Brasil

A análise “A Pesquisa no Brasil: Promovendo a excelência”, preparada a pedido da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), revelou alto índice de impacto das publicações na área de Engenharia da Uerj. Os dados utilizados vieram do banco de dados do Grupo Web of Science, que dá acesso não apenas a periódicos, mas também a anais de conferências, livros, patentes e sites. Foram examinadas as 15 universidades e 10 institutos de pesquisa mais produtivos do País, no período de 2013 a 2018. 

Segundo o estudo, as universidades costumam ter uma ou duas áreas de alto impacto de citação que estão acima da média brasileira ou mundial. “Com maior frequência, essas áreas são Ciências da Saúde e Ciências Exatas e da Terra, que são os campos de maior impacto em todo o Brasil. As exceções estão acima do impacto médio mundial em Ciências Agrícolas da Universidade Federal de São João del-Rei e Engenharia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, revela o texto.

Além da Faculdade de Engenharia, outras unidades da Uerj, como o Instituto de Química, a Faculdade de Tecnologia (Resende) e o Instituto Politécnico (Nova Friburgo), também oferecem graduações e pós-graduações na área.

Apesar de a análise de citações não fazer julgamentos de valor, o impacto é considerado um indicador de excelência. “Normalmente assumimos, com base em muitos outros estudos que vinculam julgamentos bibliométricos e de pares, que alta contagem de citações se correlaciona, em média, com a qualidade da pesquisa”, conclui o levantamento.

Veja a análise completa.