Em parceria com a Prefeitura do Rio, Uerj recebe primeira Navezinha Carioca em uma universidade

27/03/202416:25

A população do Rio de Janeiro conta agora com mais um espaço de promoção de inclusão digital e formação tecnológica: a Navezinha Carioca da Uerj. Inaugurado na última segunda-feira (25/3), o projeto é fruto de uma parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia e vai funcionar nas dependências do Departamento de Inovação (InovUerj), no campus Maracanã da Universidade, com atividades variadas para a comunidade e destinadas, principalmente, aos jovens e à terceira idade.

A unidade recém-implantada é uma extensão da Navezinha Carioca Beth Carvalho, localizada na Quadra da Mangueira, e a primeira alocada em um campus universitário da cidade. A partir da realização de cursos e oficinas, as Navezinhas têm o objetivo de proporcionar capacitação e atualização profissional, potencializando a experiência digital e o ingresso de mais pessoas no mercado de trabalho.

Articulação com o território

Em seu discurso, a reitora Gulnar Azevedo e Silva celebrou a inauguração do polo e destacou a intenção de abrir mais núcleos em outros campi da Universidade. “Essa é uma realização que, no futuro, pode representar muito, pois carrega consigo o nosso projeto acadêmico-científico, que é a inovação ampla e inclusiva”, avalia.

O evento contou com a participação da secretária de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque, que expôs a importância da democratização do acesso à tecnologia e a necessidade de aproximação entre o projeto das Naves do Conhecimento e as universidades do Rio de Janeiro. “A inovação precisa ir além da esfera das tecnologias e do sentido econômico. Este é um espaço de articulação que deve trabalhar pela integração do território em que a Uerj está inserida”, pontua Tatiana.

De acordo com o diretor do InovUerj e professor do departamento de Engenharia Mecânica, José Brant, a inauguração do espaço amplia a compreensão sobre os projetos desenvolvidos na Universidade. “A nova gestão traz uma marca que é entender a dimensão da inovação social. A abertura deste núcleo é o primeiro passo para este caminho”, anuncia o docente.

Capacitação e atualização profissional

A Navezinha vai oferecer cursos e oficinas

A Navezinha da Uerj ofertará palestras, oficinas e cursos gratuitos, voltados para a comunidade interna e a do seu entorno. Além das iniciativas oferecidas no catálogo da Prefeitura, a unidade também receberá atividades de grupos de pesquisa com projetos extensionistas, ações de incubadoras, empresas juniores e Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDTs) da Universidade.

Elizabeth Macedo, pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (PR2), ressaltou que a unidade irá se articular para realização de ações conjuntas com a Navezinha da Mangueira, inaugurada em fevereiro. “Entendemos que os sujeitos que participarão das nossas atividades são os nossos futuros alunos, então é muito bom que eles estejam frequentando a Universidade hoje para conhecer as possibilidades que a Uerj pode oferecer”, afirma.

Para conferir as oportunidades disponíveis, acesse o site do projeto.

Fotos: George Magaraia