Ecomuseu Ilha Grande firma parceria com Secretaria de Educação de Angra para levar acervo às escolas da região

14/02/202011:14

Em mais uma iniciativa de integração com a comunidade local, o Ecomuseu Ilha Grande firmou parceria com a Secretaria Municipal de Angra dos Reis para compartilhar conhecimento com estudantes e professores. O projeto “Conhecendo a nossa ilha” vai atender inicialmente a 15 escolas da região.

As ações serão desenvolvidas em duas etapas, a partir de março. Na primeira, a equipe do Ecomuseu visitará as escolas, apresentando seus núcleos. Levará amostra do acervo, plantas nativas e exposição em realidade aumentada. Também haverá contação de histórias sobre a Ilha Grande. Já na segunda fase, grupos de até 30 pessoas irão conhecer os espaços e exposições do Ecomuseu Ilha Grande e realizarão atividades em conjunto.

Criado há 11 anos, o Ecomuseu Ilha Grande é uma unidade do Departamento Cultural da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), voltado às atividades de preservação, investigação e divulgação do meio ambiente, da história e da vida sociocultural da ilha. É composto por quatro núcleos: Museu do Cárcere, Museu do Meio Ambiente, Parque Botânico e Centro Multimídia.

A museóloga Vivianne Ribeiro Valença destaca que a unidade foi idealizada para ser mais que um espaço de visitação. “A missão do Ecomuseu é incorporar a comunidade como sujeito do processo de conservação e desenvolvimento sustentável do território da Ilha Grande. A ideia é que sejamos instrumento de transformação social e também possamos promover qualidade de vida para a população local”, explica.

Menção honrosa no Prêmio Ibermuseus de Educação

Uma outra iniciativa que mostra a vocação social da unidade foi premiada recentemente. O projeto “Ecomuseu Ilha Grande e Saúde Comunitária”, coordenado pela museóloga Vivianne Valença e pela enfermeira Luana Maria Ribeiro, ganhou menção honrosa na 10ª edição do Prêmio Ibermuseus de Educação do ano de 2019.

O projeto tem como proposta promover ações de cuidados preventivos de saúde às comunidades isoladas da Ilha Grande a partir de atividades educativas, incentivando o desenvolvimento de hábitos saudáveis de saúde e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, em caráter educacional, social e cultural. O Ecomuseu Ilha Grande atua como mediador, catalisador e propagador de ações que visem ao bem-estar e à integração da população ao meio em que vivem.

O Prêmio Ibermuseus de Educação visa identificar, destacar, apoiar e fortalecer a função educativa dos museus, com ênfase na diversidade e pluralidade das práticas museais ibero-americanas. A iniciativa reconhece e promove a realização de projetos educacionais em seus espaços e fora de seus muros. Participam da escolha museus e instituições culturais, educacionais e afins dos 22 países da Comunidade Ibero-americana: Andorra, Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.