Delegação chinesa visita a UERJ em busca de parcerias

26/11/201912:27

O Instituto Multidisciplinar de Formação Humana com Tecnologias (IFTH) recepcionou, no último dia 22 de novembro, a delegação chinesa do Departamento de Recursos Naturais de Zhejiang, província localizada na região sudeste daquele país asiático, que veio em busca de parcerias e acordos acadêmicos com a UERJ. Temas como intercâmbio de conhecimento sobre a proteção e restauração das zonas costeiras, planejamento e gerenciamento ecológico dessas regiões, além da pesquisa e aplicação da tecnologia de avaliação de aviso prévio de desastres, são de interesse dos chineses.

Zhejiang tem uma extensão de cerca 105 mil quilômetros quadrados e uma população estimada em 57 milhões. A delegação veio formada por seis membros, entre eles o vice-diretor do departamento, Shen Renhua, e a diretora de Ciência e Tecnologia, Lou Yanmin.

O professor Carlos Alberto Pereira de Oliveira, diretor em exercício do IFHT, e a professora Eloíza da Silva Gomes de Oliveira, reeleita para a direção do Instituto, deram as boas vindas à comitiva. A professora Gleyci Moser, assessora da Diretoria de Cooperação Internacional da Universidade (DCI), mostrou dados sobre acordos de cooperação acadêmica que a UERJ mantém com diversos países de todo o mundo. O professor Marcos Bastos, diretor da Faculdade de Oceanografia, apresentou alguns trabalhos desenvolvidos pela unidade, que tratam exatamente da área de interesse que a China busca na parceria. O professor Mário Carneiro, vice-reitor recém-eleito da Universidade, também esteve no encontro.