Alunos do CAp-UERJ fazem exposição de fotografias no Parque Lage

11/10/201910:08

Do dia 12 até 27 de outubro, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage será palco para a exposição RioJovem 2019 #24horas. O evento promove a exibição de fotografias feitas por alunos do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Em sua 4ª edição, o RioJovem apresenta 140 imagens capturadas por estudantes no ano de 2018.

O RioJovem trabalha como como atividade acadêmica, de extensão e de pesquisa na disciplina de Fotografia ministrada no Departamento de Educação Física e Artística. Desde 2009, estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ano do Ensino Médio direcionam suas visões para o registro de hábitos e sociabilidades da juventude carioca. Na busca de retratar as 24 horas desses personagens, a exposição revela aspectos do cotidiano, intimidade e emoções.

“Alunos e alunas são estimulados a retratar a si próprios e seus semelhantes. Ademais, pedimos que fotografem fora da escola e de casa. Ou seja, são provocados a conhecer melhor sua cidade. Nesse processo, acabam por também conhecer melhor a si próprios. E o mais importante: têm a possibilidade de ter suas fotos escolhidas para uma exposição na Escola de Artes Visuais do Parque Lage”, afirma o professor Andreas Valentim.

Valentin é responsável pela curadoria da mostra, ao lado de Aldene Rocha e Hevelin Costa. A abertura da exposição acontece no dia 12, às 10h. O horário de funcionamento nos outros dias é: de segunda a quinta, das 9h às 19h; sexta, sábado e domingo, das 9h às 17h.