UERJ Sem Muros é aberta com palestra sobre os desafios das mulheres na ciência

24/09/201911:34

A 29ª edição da UERJ Sem Muros (USM) foi aberta nesta segunda-feira (23), com a apresentação do coral Altivoz e a presença de uma convidada especial. A reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Denise Pires de Carvalho, apresentou palestra falando sobre a importância da igualdade de gênero na ciência. A professora é a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto na direção da UFRJ, em quase cem anos de história.

“Não há motivos que expliquem o porquê de as mulheres não atingirem posições de destaque nas suas carreiras, a não ser uma característica da sociedade, não apenas brasileira, mas mundial, que é o machismo. Isso tem mudado, mas de forma muito lenta. Então é importante que façamos o diagnóstico, que o problema seja identificado, para que políticas possam ser implantadas, buscando a igualdade”, afirmou Carvalho.

A reitora ressaltou que, apesar de as mulheres ocuparem maioria nos cursos de graduação no país (57,2%), dados de 2018 mostram que apenas cerca de 25% foram contempladas com bolsas de produtividade 1A (mais alto nível) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também destacou que a representação ainda é baixa na Academia Brasileira de Ciências (ABC), que, dentre 518 membros titulares, tem somente 69 mulheres. E nunca, desde sua criação em 1916, teve uma cientista do gênero feminino na presidência.

A vice-reitora da UERJ, Maria Georgina Muniz Washington, agradeceu a presença da dirigente da UFRJ, lembrando que a universidade foi uma grande companheira nos momentos difíceis. E comemorou que a 29ª USM estivesse começando com grande participação da comunidade acadêmica. “Ver este auditório cheio é uma emoção muito grande. Esta UERJ Sem Muros volta a mostrar nossa pujança, ela é muito importante porque abre aquilo que a gente faz à sociedade. É extremamente importante, nesse momento, mostrar que a universidade não é enclausurada, ela é para a sociedade, não só na formação dos alunos, mas também nos trabalhos que fazemos para a sociedade”, afirmou.

“Todos os anos eu participo como avaliadora. É com muita felicidade que sempre vejo que há um número maior de trabalhos, trabalhos de excelência”, disse a reitora Denise Pires de Carvalho. Presentes à mesa de abertura, o sub-reitor de Pós Graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura, e a sub-reitora de Extensão e Cultura, Elaine Ferreira Torres, além da representante da Sub-Reitoria de Graduação, Maria Luiza Pontes, ratificaram a quantidade significativa de projetos que serão apresentados ao longo do evento, que se estende até sexta-feira (27). A programação completa pode ser conferida em http://www.sr3.uerj.br/usm