Saudação aos candidatos aprovados no Vestibular Estadual 2019

21/01/201915:36

POR QUE UERJ?

Candidatos recentemente aprovados na UERJ talvez se perguntem se vale a pena se matricularem nesta Universidade, considerando os problemas pelos quais a instituição passou nos últimos anos. Nossa resposta é positiva:

Sim, vale a pena se matricular na UERJ!

O primeiro argumento que trazemos, para sustentar essa resposta, é por oposição: as outras universidades públicas – a maioria também de excelente qualidade – não correm risco de passar por problemas parecidos? Infelizmente, todas correm esse risco. A crise do Estado do Rio de Janeiro, que afetou a UERJ, se replica em grande parte dos Estados brasileiros. Essa crise é a face mais visível da crise econômica, administrativa e política do próprio país, crise essa que não parece próxima de se resolver.

O nosso segundo argumento deriva do primeiro: como a UERJ já enfrentou esta crise de maneira muito aguda e soube a ela resistir bravamente, não apenas superando-a, como aprendendo muito com os problemas surgidos, mostra-se bem mais preparada para continuar crescendo. Esse crescimento superou o próprio número de candidatos ao nosso vestibular que, para 2019 foi maior que o número de candidatos dos dois anos anteriores.

Acrescente-se que, embora a crise tenha nos atingido profundamente e mesmo em pleno regime de recuperação fiscal – portanto sob graves restrições orçamentárias – garantimos a realização dos concursos para reposição de professores por aposentadoria, exonerações, etc, além de conquistarmos demanda fundamental do nosso corpo docente – a incorporação definitiva da dedicação exclusiva na aposentadoria – consagrando esse regime de trabalho nos moldes das universidades federais.

Graças ao imenso esforço de todos os setores da Universidade e, também, sob o comando da Sub-Reitoria de Graduação, conseguimos, em tempo recorde, regularizar o Calendário Acadêmico, de modo a que o ano letivo de 2019 voltasse a coincidir com o calendário civil. Ou seja: o período letivo de 2019 começa e acaba em 2019, encerrando os desgastantes atrasos decorrentes da grave crise pela qual passamos.

Ao mesmo tempo, a relação com o novo governo do Estado do Rio de Janeiro tem se revelado promissora, quer pelas declarações favoráveis às universidades estaduais, quer porque vários dos melhores quadros da UERJ tenham sido convocados a fazerem parte do novo governo, como secretários e subsecretários de Estado.

Há muitas outras razões para dizer “Sim” à UERJ! Haja vista a excelência de nossas faculdades e institutos. O caráter inclusivo de nossa Universidade, associado à sua alta produção científica e artística, a mantém como uma das universidades mais importantes da Brasil e da América Latina. Portanto, sua escolha e sua chegada são uma grande alegria para a UERJ!

Seja bem-vindo à UERJ!

Prof.ª Tania Carvalho Netto