Videoaulas, lives, podcasts: CTE lança materiais com orientações para produção de conteúdos remotos

03/09/202011:27

Diretoria de Comunicação da Uerj

Neste mês de setembro, a comunidade da Uerj voltará a se reunir para dar a partida em 13 semanas de aulas e atividades on-line, previstas no Período Acadêmico Emergencial 2020.1, buscando minimizar os danos trazidos pela pandemia à vida universitária. E se o reencontro resgata a alegria de conviver com colegas, professores e técnico-administrativos – mesmo que remotamente -, também coloca diante de todos o desafio de aprender e ensinar com mediação tecnológica.

Atento a essa realidade, o Centro de Tecnologia Educacional da Uerj (CTE) produziu um conjunto de publicações e vídeos com orientações para a realização de atividades à distância, como lives e gravação de videoaulas, além da indicação de ferramentas e aplicativos gratuitos. O objetivo principal é contribuir para a prática dos docentes nesse contexto de isolamento social, que tem exigido uma série de novos conhecimentos e habilidades para a elaboração de conteúdos.

A coleção Tecnologia e Formação é composta por quatro publicações temáticas, reunindo informações técnicas e pedagógicas: “Videoconferência, videoaula e podcast”, “Ferramentas/aplicativos para atividades on-line”, “Transmissões ao vivo via Instagram, YouTube e Facebook” e “Conferência web RNP”. A coleção inclui ainda três vídeos dedicados à criação de audiovisual, com dicas preciosas sobre captação da imagem e do som, iluminação, edição de vídeo e produção de podcasts.

Os materiais foram elaborados por uma equipe multidisciplinar, envolvendo a Direção e as Coordenações Pedagógica, de TV e de Rádio do CTE. Além da própria expertise dos profissionais em relação aos recursos tecnológicos, serviram como fontes de pesquisa diversas publicações na área de legislação, tecnologia e educação.

A diretora do CTE, Sonia Wanderley, ressalta que o setor busca sempre aprimorar as dimensões técnica e pedagógica em seu trabalho, como demonstra a coleção Tecnologia e Formação. “Esta iniciativa é fundamental para a valorização do CTE também no sentido de planejamento e proposição de soluções que possam auxiliar a utilização de tecnologias pela comunidade acadêmica, no desenvolvimento de suas atividades”.

Conheça todos os materiais no site do CTE, no canal da TV Uerj no Youtube e no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Pró-reitoria de Graduação (PR-1), no espaço intitulado “CTE – Tecnologia e Formação”.