De estudantes a profissionais: formaturas virtuais possibilitam novas perspectivas e caminhos a seguir

08/06/202012:37

A concretização do sonho de todo universitário e seus familiares é a cerimônia de colação de grau. Este rito representa o fim de uma jornada e a passagem para uma nova fase da vida, quando o estudante pode, enfim, assumir o papel de profissional. No entanto, com a pandemia de Covid-19, muitas formaturas tiveram de ser adiadas, retardando essa transição.

Com a evolução da doença e a prorrogação das medidas de distanciamento social, a Pró-reitoria de Graduação (PR-1) realizou um estudo criterioso com seus diversos departamentos, definindo os procedimentos necessários para que as Unidades Acadêmicas pudessem promover suas formaturas de forma remota.

Por isso, o dia 13 de maio passou a ter um novo significado na história de quatro famílias. Ana Camilla Baldanzi, Luana Guimarães, Camila Basílio e Monique Lima são as primeiras alunas a colarem grau virtualmente na Uerj. Concluintes da graduação em Psicologia (turma 2019.2), elas tiveram uma cerimônia peculiar. No lugar do palco, a tela do computador; da beca, a roupa normal; em vez do abraço, o sorriso remoto; mas a alegria não foi diferente.

“Achei que não conseguiria concluir a graduação e fazer meu registro no Conselho Regional de Psicologia para poder começar a atender. Embora o processo de adaptação aos meios virtuais cause uma estranheza grande, os sentimentos de realização e alívio estavam presentes na cerimônia de colação de grau, tanto para mim como para minha família. A conclusão desse ciclo representou a possibilidade de iniciar minha carreira e contribuir com meu ofício neste momento histórico que estamos vivendo”, comemora Monique Lima.

Além das alunas, o ritual teve a participação da diretora do Instituto de Psicologia (IP), de duas professoras da Coordenação de Graduação e da secretária de Graduação. “Embora eu tenha uma larga experiência com formaturas – afinal, são muitos anos na Universidade –, me emocionei muito. O juramento, que criamos especificamente para a ocasião, foi muito impactante”, relata a diretora do IP, professora Ana Maria Jacó-Vilela.

A próxima formatura virtual do Instituto está prevista para o dia 24 deste mês. Segundo a professora Ana Jacó, esta iniciativa é muito importante para os graduandos, pois, além de habilitá-los ao mercado de trabalho, também possibilita o seu ingresso nos programas de pós-graduação.

Educação a distância e formatura também

Para aqueles que já usavam as plataformas de educação a distância antes da pandemia, a colação de grau presencial também costumava representar um momento mágico, esperado com muita ansiedade. Mas, mesmo com a imposição do distanciamento, a primeira formatura virtual dos cursos de EAD da Uerj manteve a emoção em alta. Nos dias 20, 21, 22, 25 e 27 de maio, mais de 250 alunos do curso de Pedagogia colaram grau virtualmente. “Fizemos a cerimônia em várias sessões por conta do número de concluintes. O curso de Geografia já havia colado grau antes da pandemia. Em breve, faremos a formatura da Biologia. Esses são os nossos três cursos pela modalidade de educação a distância”, explica a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD e diretora do Departamento de Políticas e Ações em Educação a Distância da PR-1, professora Rosana Oliveira.

Assista à reportagem da TV Uerj e emocione-se também.