Uerj lança edital para desenvolvimento de pesquisas voltadas à população fluminense durante e após a pandemia

04/05/202016:11

Diretoria de Comunicação da UERJ

Até o dia 10 de maio, o edital Inova2020 irá receber inscrições de projetos de pesquisa e inovação que resultem em produtos, processos e serviços. O objetivo é incentivar pesquisas e estudos que contribuam com a retomada do desenvolvimento socioeconômico e intelectual da população fluminense durante e após a pandemia de Covid-19.

“Esse edital vem motivar nossa comunidade a refletir profundamente sobre como vamos lidar com a pandemia corrente e, principalmente, com o pós crise aguda da Covid-19. Ou seja, como ficará a sociedade depois da pandemia e quais inovações, produtos e processos precisaremos para nos recuperarmos mais rapidamente? Além dos insumos médicos e tecnológicos para lidar com a doença, queremos pensar técnicas e procedimentos inovadores em todas as áreas de conhecimento”, ressalta o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Luís Antonio Campinho Pereira da Mota.

Serão concedidas até quatro bolsas, no valor de R$7.900,00, com duração de três anos. Conforme a convocação, podem participar professores doutores da Uerj, mesmo aqueles aposentados, “com reconhecida liderança acadêmica internacional, que possam coordenar equipes de trabalhos em rede”. Cada pesquisador só poderá coordenar ou participar de uma equipe e um único projeto. Os trabalhos devem se enquadrar em uma área-tema, dividida por Centro Setorial, a saber: Saúde, Tecnologia, Educação e Ciências Sociais.

Embora o processo de seleção seja conduzido pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), os projetos passarão por um Comitê Avaliador, formado por um representante de cada uma das quatro Pró-reitorias da Uerj.

“Nossa intenção é que o Comitê tenha um olhar mais abrangente, voltado à pesquisa, ao ensino, à extensão e, também, ao aspecto assistencial, sem particularizar um eixo específico. Com isso, acreditamos poder avaliar os projetos de forma mais integral”, explica o pró-reitor.

As orientações para inscrição e o edital completo estão disponíveis no site do Departamento de Inovação (InovUerj).