Uerj desenvolve equipamentos de proteção contra a Covid-19 para moradores e profissionais de saúde de Resende

29/04/202011:14

A exemplo de outros projetos em educação, meio ambiente e cultura, desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Resende, cidade do Sul Fluminense, a Faculdade de Tecnologia (FAT) vem desempenhando um importante papel social no desenvolvimento de máscaras de proteção tanto para a população como para os profissionais da área de saúde.

Por meio da parceria entre o Programa de Apoio à Cultura, Ciência, Tecnologia, Inovação e Valorização da Educação (Proacctive), coordenado pela professora Denise Godoy, e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a universidade vem contribuindo com a confecção de máscaras de pano para a população e a obtenção de insumos e voluntários.

“Nós já vínhamos colaborando informalmente com a Superintendência de Inclusão Produtiva de Resende, quando fomos contatados sobre a iniciativa da prefeitura em criar o projeto ‘Fábrica de Máscaras’. Como tínhamos algumas máscaras prontas, fizemos uma primeira doação, além de colaborar com alguns materiais”, explica a professora Elaine Ferreira Tôrres, integrante do Proacctive. “Embora o foco do nosso projeto de extensão não seja esse, vimos nesta atividade uma forma de contribuir com a população mais carente de Resende, à qual a distribuição de máscaras se destina”, complementa.

Até o momento, o projeto doou 500 máscaras de pano, mas a meta é chegar à marca de 2 mil. O objetivo da prefeitura é distribuir 10 mil unidades, uma vez que o uso do acessório passou a ser obrigatório por meio de decreto municipal, publicado no dia 23 de abril.

A atividade conta com a participação direta de mais duas pessoas na confecção de máscaras de pano, além de Elaine Tôrres: a professora Rita Bittar e a técnica-administrativa Virgínia Loureiro. Outros voluntários também contribuem com a obtenção de insumos: o técnico-administrativo Wolney Jardim e as professoras Patrícia Nogueira, Karina Sarquis, Mirian Bracco e a coordenadora do programa Denise Godoy.

O programa aceita adesão de novos voluntários que saibam costurar ou que possam doar materiais, como tecido, elástico e linha de costura. Basta preencher o questionário eletrônico que o projeto fará contato.

Profissionais da saúde recebem face shields

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento Haroldo Viana Rodrigues podem contar com uma proteção a mais na difícil luta contra a Covid-19. Essa unidade de saúde recebeu 40 protetores faciais (face shields), desenvolvidos pelo curso de Engenharia Mecânica da FAT, por meio do Laboratório de Materiais e Processos, coordenado pelo professor Claudinei dos Santos.

“Temos capacidade de produção de até 100 máscaras por semana e já compramos insumos para confeccionar mais 260 unidades, além das 40 primeiras que doamos, com recursos do nosso projeto Faperj”, explica o coordenador Claudinei dos Santos.

Os protetores faciais reutilizáveis são feitos com filamentos para impressora, folhas de acetato e elásticos. Parte do equipamento de proteção é feita por impressão 3D e outra, por corte a laser. No entanto, “essa produção inicial foi realizada pelo aluno Thiago de Oliveira Guimarães, que contou com o apoio de sua família no corte manual e na montagem dos protetores”, destaca Claudinei.

“A partir de agora, com a ajuda do nosso Laboratório de Aceleração de Negócios Inovadores e Ideias Criativas, da Incubadora de Empresas Sul Fluminense, vinculada ao InovUerj, o processo ficará muito mais ágil”, complementa o vice-diretor da FAT, Bernardo Bastos. O Laboratório é coordenado pela professora Alzira Ramalho Pinheiro de Assumpção, e os alunos Giovane Antunes e Flavio Motta estão atuando na etapa de corte a laser.

Segundo o vice-diretor, à medida que as novas face shields ficarem prontas, será feito contato com a Prefeitura de Resende e das cidades vizinhas para identificar quais as unidades de saúde que mais precisam do equipamento de proteção.

Quem puder contribuir doando materiais, pode fazer contato com o professor Bernardo Bastos pelo e-mail: direcao.crrfat@gmail.com.

Veja como as face shields são produzidas:

Corte a laser

Impressão 3D