Instituto de Psicologia lança serviço de acolhimento para a comunidade universitária

09/04/202014:14

O Instituto de Psicologia da Uerj lançou o serviço “Psicologia, presente!”,  oferecendo apoio on-line para professores, servidores técnicos-administrativos e alunos, nesse período de isolamento.

Para receber o acolhimento psicológico os interessados devem preencher um formulário eletrônico. Uma rede de psicólogos voluntários está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os psicólogos atendem por telefone ou por ferramentas digitais para conversa. Os acolhimentos são de no máximo 50 minutos. Casos graves serão analisados por uma equipe técnica, que encaminhará a pessoa para algum tipo de atendimento psicológico presencial ou on-line contínuo.

“O projeto ‘Psicologia, presente!’ é extremamente importante no momento atual, pois oferece uma escuta qualificada para um conjunto de sintomas emocionais decorrentes do medo da infecção e do isolamento social. Ainda que seja um trabalho pontual, já que casos graves serão encaminhados para grupos e instituições que ofereçam atendimento contínuo, entendemos que, na conversa com os profissionais, as pessoas podem criar estratégias de enfrentamento de situações difíceis que surgem com a implementação de novas rotinas de cuidado, trabalho e educação”, avalia a professora Cláudia Cunha, coordenadora de Saúde do Instituto de Psicologia.