VII Simpósio do Laboratório Gestáltico

Início: 27/10/202309:00 | Término: 27/10/202318:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O VII Simpósio do Laboratório Gestáltico vai comemorar 15 anos de atividades do projeto no dia 27 de outubro, às 9h. Com o tema “O Sofrimento de um Tempo: histórias sensíveis, humanidades possíveis”, o encontro será realizado no auditório 91, no campus Maracanã. Na programação, mesas, debates e lançamento de livro.

É necessária a inscrição prévia e gratuita. Confira a agenda completa:

• 9h15 — Abertura do evento, com Hermínio Araújo Júnior (diretor do Departamento de Extensão), Eleonôra Prestrelo e Laura Quadros (coordenadoras do Laboratório Gestáltico).
  • 9h45 — Mesa redonda: “O sofrimento de um tempo: histórias sensíveis, humanidades possíveis”, com Luciana Bicalho Cavanellas (pesquisadora do cuidado pela Fundação Oswaldo Cruz) e Ronaldo Miranda (psicólogo Gestalt-terapeuta pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo), com moderação de Eleonôra Prestrelo.
  • 11h15 — Mesas redondas: “Histórias sensíveis de humanidades “marcadas”: a disponibilidade para o cuidado gestáltico no campo que se apresenta”, com Laura Quadros e Camila Ouriques Rangel (mestranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Uerj); e “A disponibilidade para um cuidado gestáltico no campo da saúde pública”, com Patrícia Valle de Albuquerque Lima (professora e supervisora de estágio em Gestalt-terapia na Universidade Federal Fluminense em Rio das Ostras) e Rafaela Gomes Botelho e Geórgia de Lima Oliveira (psicólogas que atuaram na rede de saúde de Gestalt-terapia em Rio das Ostras), com moderação de Cristiane Ferreira Esch (psicóloga e supervisora de estágio em Gestalt-terapia e coordenadora técnica da especialização em Psicologia Clínico Institucional do Instituto Politécnico).
  • 12h30 — Intervalo.
  • 14h — Roda de conversa: “Histórias vividas no Laboratório Gestáltico pós-pandemia – Viúvas da Covid e Intervisões Solidárias – relatos de uma clínica ampliada”, com Vera Lúcia Aragão (coordenadora da comunidade Viúvas da Covid), Jacqueline Rodrigues e Thais Machado (estagiárias do Laboratório Gestáltico), Viviane Gouvea (Gestalt-terapeuta e psicóloga da Clínica da Família Marcos Valadão e Centro Municipal de Saúde Sylvio Frederico Braune), Raline Queiroz (Gestalt-terapeuta e psicóloga no Centro de Defesa da Vida Irmã Hedwiges Rossi), Ingrid Cristine (Gestalt-terapeuta e psicóloga voluntária de projetos do Instituto Semear e Igarapé da Esperança), e Julia Benício (Gestalt-terapeuta e psicóloga do Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro), com moderação de Laura Quadros e Eleonôra Prestrelo.
  • 15h30 — Lançamento de livro: “Histórias que nos contam: o encantamento dos dias de uma ‘vida vivida’”, de Eleonôra Prestrelo.
  • 16h45 — Encerramento: “Marcas sensíveis de um tempo… no Laboratório Gestáltico”, com estagiárias e antigas colaboradoras; moderação de Laura Quadros e Eleonôra Prestrelo.

Os interessados podem obter certificado de participação. Para mais informações ou esclarecimentos, acesse as redes do laboratório.