Uerj com RJ retorna com propostas para o Rio pós-pandemia

Início: 16/10/202313:30 | Término: 20/10/202316:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

A 2ª edição do Uerj com RJ – Ciência, Tecnologia e Inovação: propostas para o Rio de Janeiro pós-pandemia vai reunir especialistas para debater temas como educação, ciência e tecnologia, comunicação científica, economia, sustentabilidade e saúde. Iniciativa da Diretoria de Comunicação Social (Comuns), o evento ocorre de 16 a 20 de outubro, no Teatro Noel Rosa, no campus Maracanã, com transmissão online. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site https://www.uerjcomrj.uerj.br/

Entre as diversas propostas apresentadas pelos palestrantes este ano estão o tratamento da água de forma mais eficaz e com menor custo, a impressão de modelos de órgãos em 3D para auxiliar pesquisas de profissionais da área de saúde, políticas de acessibilidade para inclusão e permanência na Universidade, entre outros. Assim como na primeira edição, um livro gratuito compilando os artigos dos especialistas convidados será disponibilizado em formato digital.

As atividades serão desenvolvidas sempre das 14h às 16h, exceto no primeiro dia, quando haverá a abertura, às 13h30. Confira a programação completa:

  • Dia 16 — Educação e Ações Afirmativas: inserção profissional de estudantes egressos das cotas da Uerj; os seus 20 anos de EAD; a promoção de políticas de acessibilidade na Universidade para a inclusão e permanência de pessoas com deficiência e neurodiversas; a realidade da educação para a comunidade trans e a implementação de cotas voltadas a esse público.
    • Com Rafael Bastos (Faculdade de Educação e Faculdade de Formação de Professores), Rosana de Oliveira (Departamento de Políticas e Ações em Educação a Distância), Sara Wagner York (Faculdade de Formação de Professores), e Valeria de Oliveira (Programa Rompendo Barreiras). 
    • Mediador convidado: Acácio Jacinto (Canal Futura).

  • Dia 17 — Ciência e Tecnologia: desenvolvimento de tecnologias em regiões polares para aplicação em uma realidade tropical, a construção de um modelo de cidade inteligente mitigador de impactos ambientais por meio de compostagem de resíduos orgânicos, métodos ultrassensíveis utilizados para a identificação de poluentes em água e o uso de tecnologias 3D para pesquisas na área da Medicina.
    • Com Anderson Amendoeira Namen (Instituto Politécnico), Cesar Amaral (Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes), Jefferson Santos de Gois (Instituto de Química), e Jorge Roberto Lopes dos Santos (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro).
    • Mediadora convidada: Cláudia Jurberg (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

  • Dia 18 — Economia, Sustentabilidade e Inovação: elaboração do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Desastres Ambientais, a bioeconomia como um pilar da inovação no Brasil, as possibilidades para a relação do turismo com a biodiversidade e a importância da tecnologia para minimizar impactos de mudanças climáticas nas grandes metrópoles.
    • Com Clara Carvalho de Lemos (Instituto de Geografia), Francisco Dourado (Faculdade de Geologia), Renata Angeli (Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde do Campus Zona Oeste), e Victor Azevedo (Wiiglo).
    • Mediadora convidada: Sônia Araripe (Plurale).

  • Dia 19 — Comunicação na Ciência: iniciativas voltadas à divulgação e popularização da ciência, como o Ecomuseu Ilha Grande, a colônia de férias Futuros Cientistas, o programa Rádio Animal e o forte investimento e reconhecimento da Comunicação como fator empoderador para a Embrapa.
    • Com Gelsom Rozentino de Almeida (Ecomuseu Ilha Grande), Hellen Jannisy Vieira Beiral (Faculdade de Formação de Professores), Jorge Duarte (Embrapa), e Waldiney Mello (Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAp-Uerj).
    • Mediadora convidada: Ana Cláudia Theme (Comuns).

  • Dia 20 — Saúde: Inteligência Artificial, doenças associadas ao desenvolvimento, os efeitos da identidade trans sobre o risco de sofrer violência no Rio de Janeiro e os novos métodos não invasivos para detecção do câncer de próstata.
    • Com Egberto Gaspar de Moura (Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes), Karla Figueiredo (Instituto de Matemática e Estatística), Maria Beatriz dos Santos Mota (RioGen), e Ricardo de Mattos Russo Rafael (Faculdade de Enfermagem).
    • Mediadora convidada: Lúcia Dantas (Coordenadoria de Comunicação Social, Eventos e Humanização do Hupe).