Diretoria de Comunicação da UERJ
O Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS) da Uerj promove, nos dias 6 e 7 de dezembro, o Seminário Internacional 50 anos de Neoliberalismo na América Latina. O encontro acontece na Capela Ecumênica do campus Maracanã.
A proposta é realizar um balanço crítico das repercussões do neoliberalismo na América Latina em diversas áreas sociais, como as mudanças no trabalho, no papel do Estado, nas expressões das desigualdades na região e os desafios postos ao trabalho profissional de assistentes sociais nesse contexto.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet para participação presencial e online.
Confira a programação:
6/12
14h30 – Abertura, com a direção da Faculdade de Serviço Social (FSS) da Uerj, a coordenação do PPGSS e membros do Conselho Regional de Serviço Social (Cress) e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
15h – Mesa 1
“Estado e democracia nos 50 anos do neoliberalismo na América Latina”, com os professores Elaine Behring (Uerj), Virgínia Fontes (UFF) e Miguel Serna (Universidad de la República, Uruguai).
18h – Lançamento das coletâneas do PPGSS.
19h – Mesa 2
“Bionecropolítica neoliberal – amefricanidade e as lutas das mulheres negras em defesa da vida”, com as professoras Magali da Silva Almeida (Ufba), Matilde Ribeiro (Unilab) e Luciane O. Rocha (Kennesaw State University, EUA).
7/12
10h às 13h – Minicursos
“Fundo Público, orçamento e ajuste fiscal no Brasil: 20 anos de Gops/Uerj”.
“O olhar do Serviço Social sobre gênero, classe, raça e sexualidade”.
15h – Mesa 3
“Trabalho e relações sociais na América Latina”, com os professores Ricardo Antunes (Unicamp), Claudio Katz e Ruy Braga.
19h – Mesa 4
“As repercussões do neoliberalismo no Serviço Social”, com as professoras Marilda Iamamoto (Uerj), Silvana Martinez (Federación Internacional de Trabajadores Sociales) e Esther Lemos (Unioeste).