Diretoria de Comunicação da UERJ
O Núcleo de Pesquisa Urbana Cidades da Uerj, que reúne pesquisadores interessados nas dinâmicas de ocupação, produção de conflitos e sociabilidade no espaço urbano, realizará, no dia 4 de maio, o Seminário Milícia, Facções e Precariedade. O encontro será no auditório 9.043, 9º andar do bloco F, do campus Maracanã, a partir das 14h. Não é necessário fazer inscrição.
O objetivo é discutir os conceitos do relatório “Milícia, facções e precaridade: um estudo comparativo sobre as condições de vida nos territórios periféricos do Rio de Janeiro frente ao controle de grupos armados”, lançado em parceria com a Fundação Heinrich Böll.
Confira a programação:
14h às 16h – Cerco: conceitos, atualizações e atravessamentos.
Apresentação sobre “operação consorciada” e “milicialização” do tráfico, com Monique Carvalho (Cidades/Uerj). Comentários: Márcia Leite (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Uerj) e Palloma Menezes (Instituto de Estudos Sociais e Políticos/Uerj).
16h às 18h – Neoliberalismo, controle territorial e precariedade.
Apresentação sobre “empreendedorismo parasitário” e superexploração econômica, com Lia Rocha (Cidades/Uerj). Comentários: Doriam Borges (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/Uerj) e Rachel Barros (Fase)