Seminário discute educação como prática de liberdade

Início: 17/11/202510:00 | Término: 19/11/202521:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O III Seminário Internacional Conversações, com tema “Educação como prática de liberdade”, promovido pela Universidade Estácio de Sá, com apoio da Uerj e do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), ocorre de 17 a 19 de novembro, das 10h às 21h, no campus Maracanã. 

O evento busca fortalecer diálogos entre pesquisas e experiências vividas no Brasil e no exterior, sobretudo na América Latina, promovendo a reflexaão sobre os processos educativos a partir de perspectivas éticas, políticas, estéticas e poéticas.

As inscrições devem ser realizadas previamente pela internet.

Confira a programação:

17/11

Online

10h: Conversações com os grupos de Pesquisas.

Uerj

10h: Mesa “Educação como prática de liberdade nos currículos, com Rafael Honoraio (UEPB), Rita Frangella (Uerj) e Inês Barbosa (Unesa), na sala RAV 122, 12º andar.

14h: Pesquisa em roda com pós-docs do ProPEd-Uerj, na sala RAV 122, 12º andar.

18h: Conferência de abertura: conversas insurgentes “Educação como prática de liberdade a partir do corpo negro”, com Diego Reis (UFPB) e Alessandra Pio (UFRRJ), no auditório 111, 11º andar.

18/11

Uerj

10h: Mesa “Educação como prática de liberdade nos currículos”, com Rafael Honorato (UEPB), Rita Frangella (Uerj), Inês Barbosa (Unesa), na sala RAV 122, 12º andar.

15h30: Mesa “Educação como prática de liberdade com as infâncias e juventudes “, com Dilton Couto (Uerj), Queiti Cristina Pereira da Silva (SME-RJ) e Juliano Moreira (Cedaps).

Insituto Nacional de Educação de Surdos

18h30: Mesa “Educação como prática de liberdade com as diferenças”, com Daiana Pillar (IBC), Luciane Cruz (Ines) e Rossana Godoy-Lenz (Universidade de La Serena).

19/11

Universidade Estácio de Sá

10h: Mesa “Educação como prática de liberdades dos gêneros, das sexulidades e diferenças”, com Danilo Araújo (Ufma), Sandra Maciel (UFF) e Rodolfo (UEPB).

Online

15h: “Educação e Conversações Negrorreferenciadas com mulheres negras”, com Patrícia Baroni (UFRJ), Rosalva (Unesa), Iris (UESB) e Claudia Miranda (Unirio).

Uerj

18h: Encerramento – “Educação como prática de liberdade: quais insurgências?”, com Francisco Ramallo (Universidade Nacional de Mar del Plata) e Carmen Burgos (Universidad de Atacama- Chile).