Seminário discute atenção aos prematuros

Início: 29/11/202207:00 | Término: 29/11/202215:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O IV Seminário da sensibilização ao mês da prematuridade será realizado em 29 de novembro, no Espaço Rachel Haddock Lobo, na Faculdade de Enfermagem da Uerj, campus Maracanã, como parte das atividades do Novembro Roxo. A programação inclui palestras que visam a garantia do contato do recém-nascido junto aos pais, bem como proteção e segurança do prematuro desde o princípio.

O evento contará com a participação de vários profissionais da área da saúde envolvidos no cuidado neonatal, como professores universitários do Rio de Janeiro, bem como consultores e tutores nacionais do método Canguru. O modelo de assistência ao recém-nascido é voltado ao cuidado humanizado, ao lado de estratégias biopsicossociais, estimulando a posição na qual o bebê tem contato pele a pele com os genitores, na posição vertical, junto ao peito.

A programação inclui painéis ao longo do dia, começando às 7h40. Os temas abordam boas práticas aos nascituros especiais, acolhimento à família, marco legal, políticas públicas, entre outros. A participação de estudantes, profissionais da saúde e residentes é gratuita, mediante cadastro prévio.