Diretoria de Comunicação da UERJ
A Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI), em parceria com o Davos Alzheimer’s Collaborative (DAC), promove, no dia 11 de julho, das 13h às 16h, o Seminário Atenção Primária e Doença de Alzheimer – Cenário Atual, presencialmente, na Capela Ecumênica do campus Maracanã, e online, via Zoom.
Voltado para profissionais e estudantes da área de saúde e afins, o encontro busca apresentar potenciais cenários da relação entre a detecção precoce da doença de Alzheimer e a atenção primária. Para tanto, contará com a participação de quatro palestrantes brasileiros e quatro estrangeiros. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho no site da UnATI.
Confira a programação:
13h às 13h30 – Mesa de abertura, com Maria da Conceição de Souza Rocha, da Secretaria municipal de Saúde de Volta Redonda; Tim McLeod, diretor do Davos Alzheimer’s Collaborative (DAC); e Renato Veras, diretor da UnATI.
13h30 às 13h50 – Introdução – “A detecção precoce da doença de Alzheimer nos países em desenvolvimento hoje”, com Otelo Corrêa dos Santos Filho, investigador principal do projeto Volta Redonda – DAC e pesquisador da UnATI.
13h50 às 14h10 – “A estratégia de saúde da família nos diversos momentos da doença de Alzheimer”, com Maria Inez Padula, professora do Departamento de Medicina Integral, Familiar e Comunitária da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj.
14h10 às 14h30 – “O médico da família e o diagnóstico precoce do comprometimento cognitivo leve: barreiras e desafios”, com Diana Summanwar, professora de Clinical Family Medicine, da University School of Medicine de Indiana (EUA).
14h30 às 14h50 – “Atenção primária e a relação com os especialistas na doença de Alzheimer – geriatria e neurologia”, com Luis Miguel Gutierrez Robledo, diretor geral do Instituto Nacional de Geriatria (México).
14h50 às 15h10 – “Avaliações cognitivas digitais e o uso dos biomarcadores no sangue no diagnóstico da doença de Alzheimer: um novo cenário?”, com Soeren Mattke, diretor do Center for Improving Chronic Illness Care, da University of Southern California.
15h10 às 15h40 – Discussão.