Seminário aborda migrações nas Américas

Início: 05/12/202314:00 | Término: 07/12/202318:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Laboratório de Estudos de Imigração, vinculado ao Departamento de História e Pós-graduações em História e Relações Internacionais da Uerj, promove a quarta edição do Seminário Internacional Virtual. Desta vez, o tema é “Migrações e cidades nas Américas” e acontece de 5 a 7 de dezembro, pela plataforma Google Meet e pelo YouTube.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário online

Confira a programação:

14h às 16h30 – Mesa 1

“El cónsul mexicano Gilberto Bosques en la Segunda Guerra Mundial. Heroe o villano?”, com Daniela Glezer (Instituto de Investigaciones Históricas/Unam).

“Uma migração política transregional global: os ‘romanos’ no Brasil no limiar do século XX”, com Luigi Biondi (Unifesp).

“A imigração no Estado do Rio de Janeiro e processos de patrimonialização”, com Luis Reznik (Uerj/FFP).

Coordenação: Érica Sarmiento (Uerj) e Juliana Foguel (Faperj/Uerj).

17h30 – Conferência de abertura

“Ser madre y exiliada. Otras perspectivas para (re) pensar la expatriación argentina de los setenta en España”, com Bárbara Ortuño Martínez (Universidad de Alicante/Espanha).

14h às 16h30 – Mesa 2

“Cidades de fronteira e a migração internacional: semelhanças e tensões conceituais”, com Marco Aurelio Machado (UFMS).

“A pátria cearense e outras pátrias na cidade da borracha: ser migrante em Manaus na virada do século XX”, com Luis Balkar Sá Peixoto Pinheiro (Ufam).

Coordenação: André Azevedo (Uerj) e Rafael Araújo (Uerj).

14h – Mesa 3

“As cidades de solidariedade e o papel dos governos locais no acolhimento e inclusão de migrantes e refugiados nas Américas”, com Maria del Carmen Villareal (UFFRJ e Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unirio).

“A proteção aos deslocados ambientais na América Latina”, com Andrea Pacheco Pacífico (UEPB).

“Exilio intelectual contemporaneo en Norteamérica, historias de subempleo y pérdidas”, com Camelia Tigau (Cisan/Unam – México).

Coordenação: Cláudia Calmon (SME/RJ e Técnica em Assuntos Universitários Uerj) e Bianca Dias (PPGH-Uerj).

17h30 – Conferência de encerramento

“Investigación y incidência en el norte de México: niñas y niños y adolescentes migrantes”, com Gloria Ciria Valdez (El Colegio de Sonora, México).