Seminário aborda gênero, sexualidade e feminismo no IMS

Início: 30/11/202309:00 | Término: 01/12/202317:45

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos (Clam) e o Núcleo de Estudos de Desigualdades e Relações de Gênero (Nuderg), ambos da Uerj, realizam a sexta edição do Seminário Anual da Rede Fluminense de Núcleos de Pesquisa de Gênero, Sexualidade e Feminismo (RedeGen) nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. O encontro acontece no auditório do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), sala 6.012, 6º andar do bloco E, campus Maracanã.

A proposta dos encontros anuais da RedeGen é estimular o debate e a difusão de estudos e pesquisas da área, representados por apresentações de estudantes de pós-graduação, além de convidados externos, nacionais e internacionais. Desta vez, os temas englobam divisão de tarefas por gênero no trabalho docente; gênero e cuidado; feminicídio; tráfico de pessoas; racismo e violência estatal; movimento estudantil e as questões de gênero e sexualidade; políticas de enfrentamento ao assédio na universidade; gênero, religião e conservadorismo; homoerotismo, etarismo e envelhecimento; e transparentalidade e paternidades trans.

Os interessados poderão se inscrever no local, a partir das 9h. Haverá emissão de certificado.

Confira a programação:

9h – Inscrições

9h30 – Mesa de abertura

10h às 12h30 – Mesa: Divisão sexual do trabalho e do cuidado

“Gênero e divisão de tarefas no trabalho docente: uma análise quantitativa das atividades dos professores da Universidade Federal Fluminense”, com Ana Clara Matias (LabGen).

“Cuidado em tempos de pandemia – implicações da divisão sexual do trabalho durante a suspensão das aulas nas escolas do Rio de Janeiro”, com Larissa Verdier (Nuderg).

“Crise da reprodução social e femonacionalismo”, com Annabelle Bonet (Labuta).

“Mercado de cura: as dinâmicas raciais do cuidado ou o encontro entre mulheres negras e o sagrado feminino”, com Hannah de Vasconcelos (Nusex).

14h às 16h30 – Mesa: Gênero e Justiça

“‘Quero te apagar de mim’: abordagens e significados do feminicídio no sistema de justiça criminal do Rio de Janeiro”, com Isadora Vianna Sento-Sé (Nuderg).

“Entre os fios do sudário de Penélope: as justiças de gênero no enfrentamento ao tráfico de pessoas no Brasil”, com Vinícius Ferreira Batista (Nuderg).

“Homem, negro e jovem: o perfil do suspeito na Operação Segurança Presente Recreio dos Bandeirantes”, com Leonardo Hirakawa (LabGen).

17h – Assembleia

1º/12

9h30 às 12h – Conferência “Caminhos para o enfrentamento do assédio na universidade”, com Regina Facchini (Unicamp) e Natália Lisbôa (Ufop).

14h às 16h – Mesa: Feminismos e protagonismo feminino

“Ocupação de escolas e protagonismo feminino: uma reflexão sobre o movimento estudantil de ocupação no Estado do Rio de Janeiro (2016)”, com Luana Atanazio (Grefac).

“Uma análise das temáticas de gênero e sexualidade acionadas por uma entidade do movimento estudantil universitário no Rio de Janeiro no período entre 2018 e 2020”, com Welisson Fontes (Clam).

16h às 17h45 – Mesa: Performance de gênero

“Modéstia cristã no vestir: gênero e tradição no catolicismo contemporâneo”, com Jaqueline Sant’ana (Neseg).

“‘Não sou velho, só tenho mais idade’: envelhecimento, homoerotismo e masculinidades entre homens de meia idade no Rio de Janeiro e Extremo Sul da Bahia”, com Alexandre Gaspari Ribeiro (Grefac).

“‘Ela não pode ser pai?’: um estudo sobre transparentalidade a partir de três casos de mulheres trans”, com Sessiz Zarif (Clam).