Diretoria de Comunicação da UERJ
O Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (Nesa) da Uerj promove, no dia 27 de julho, das 10h às 12h, a roda de conversa “Julho das Pretas: A interseccionalidade do cuidado das adolescências”.
O objetivo da iniciativa é debater a importância de um olhar ampliado para a saúde do adolescente, considerando questões raciais, socioeconômicas, de gênero, especificidades e outros fatores que relacionados à definição do indivíduo.
A atividade contará com a participação de mulheres negras que contribuirão para a compreensão das diferentes formas de desigualdades que têm influência na saúde do adolescente.
Estarão presentes a pedagoga Joyce Gravano, perita no Mecanismo Estadual para Prevenção e Combate à Tortura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); a psicóloga Mylena Vicente, da ONG Casa Amarela Providência; e Patrícia Dias, doutoranda no Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, da UFRJ. Ela também é fundadora do Projeto de Integração Étnico-Racial que promove a representatividade negra na pós-graduação. A mediação será de Mariana Andrade, enfermeira especialista em Saúde do Adolescente, do Nesa.
Em julho de 1992, foi realizado o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Caribenhas pela ONU. Desde então, o dia 25 de julho tornou-se o Dia Internacional da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, como também o Dia Nacional de Teresa de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder que comandou a luta do Quilombo de Quariterê, no século XVIII.
Alunos, servidores e pacientes podem participar. As inscrições devem ser feitas pelo formulário online. O encontro acontecerá no Auditório Assistente Social Miriam Peres de Moura, no Boulevard 28 de setembro, 109, Vila Isabel, Rio. Haverá emissão de certificado.