Rio de Janeiro é tema de seminário online

Início: 09/10/202310:00 | Término: 11/10/202318:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas promove a quarta edição do Seminário Nacional Rio de Janeiro: uma cidade em perspectiva, de 9 a 11 de outubro, de forma remota, por meio do Google Meet. O objetivo é discutir a conformação da cidade desde o século XVIII até a década de 1930, sob diferentes ângulos.

As inscrições podem ser feitas no formulário online. Haverá emissão de certificado, mas apenas para os participantes que obtiverem 75% de frequência na atividade.

Confira a programação:

10h – Conferência de abertura

“José de Oliveira Reis: urbanista e historiógrafo do (sobre) Rio de Janeiro. Uma interpretação biográfica”, com o professor Rodrigo de Faria (UNB).

Coordenação: professor André Azevedo (Uerj)

15h – Mesa-redonda: “Diversões no Rio de Janeiro do século XIX”

“Uma diversão entre a ciência e o ocultismo: os espetáculos de mágica no Rio de Janeiro do século XIX”, com o professor Victor Melo (UFRJ).

“Alimentação e diversão no Rio de Janeiro oitocentista”, com a professora Thaina Karls (UFRJ).

“A natureza como lugar de diversão no Rio de Janeiro do século XIX”, com o professor Cleber Dias (UFMG).

Coordenação: professora Alexandra Tedesco (Uerj).

15h – Mesa-redonda: “Rio de Janeiro: cidade da diversidade”.

“Nas margens da Guanabara: imigração e mundo do trabalho no início do século XX”, com a professora Andreia Telo (Seeduc/RJ).

“Trabalhadoras ou criminosas? Classe, raça e gênero como chave interpretativa do serviço doméstico carioca (1890-1930)”, com a professora Natália Peçanha (UFU).

“A Belle Époque italiana no Rio de Janeiro”, com o professor Vitório Cappelli (Universidade da Calábria).

Coordenação: professor Mário Brum (Uerj)

15h – Mesa-redonda: “Rio de Janeiro: cidade das letras e das artes”.

“Exaustão moderna: a crônica de João do Rio como crítica ao capital”, com a professora Giovanna Dealtry (Uerj).

“A Corte anacrônica: representações da aristocracia brasileira durante o Segundo Império”, com o professor Jean Pierre Chauvin (USP).

“As crônicas musicais de Benjamin Costallat nas páginas do jornal O Imparcial (1918)”, com a professora Luciana Fagundes (Uerj)

Coordenação: professor Rafael Araújo (Uerj).