Projeto Uerj em Casa apresenta “Ah!Banda”

Início: 10/12/202418:00 | Término: 10/12/202421:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Projeto Uerj em Casa, da Divisão de Teatro da Uerj, promove três apresentações da “Ah!Banda”, no dia 10 de dezembro, a partir das 18h, no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã.

O grupo é parte do projeto de extensão “Juventude, prática musical e expressão: vivendo e criando música com jovens”, coordenado pela professora Ilana Linhales, e consiste em pesquisas e repertório construídos de maneira coletiva.

Confira, a seguir, a programação dos shows.

18h – Show ‘Ontem e Hoje’

O núcleo 3 da Ah!Banda pesquisou a diversidade dos gêneros musicais brasileiros fazendo um passeio pelo tempo. O resultado dessa trajetória revela manifestações musicais surgidas no século XX e que performam também no cenário do século XXI, como os maracatus e carimbós, sambas e xotes.

19h – Show ‘Opinião 1964’ 

60 anos do ‘show-verdade’, como chamou o diretor Augusto Boal, que colocou nos palcos as músicas de protesto e tornou-se referência de espetáculo de luta e resistência.

O Núcleo 1 do projeto de extensão “Juventude, prática musical e expressão: vivendo e criando música com jovens”, remonta parte das músicas e do roteiro do show Opinião, estrelado por Nara Leão, Zé Keti e João do Vale, em 11 de dezembro de 1964, e traz um show carregado de memória e denúncia.

Os ingressos podem ser garantidos pela internet.

20h – Show ‘Opinião 2024’ 

No ano em que o espetáculo musical Show Opinião completa 60 anos, estreando em 11 de dezembro de 1964, as pesquisas de ambos os núcleos da AH!BANDA voltam suas atenções para o show-manifesto.

Os integrantes do Núcleo 2 se aprofundaram no conceito de manifesto-protesto apresentado pelo espetáculo, pesquisando e descortinando outras canções que dialogassem com a proposta do Show Opinião. As peças musicais estudadas pelo grupo são fonogramas lançados durante a ditadura e dão origem ao show “Opinião 2024”, que apresenta canções de cunho de denúncia e protesto, com mensagens diretas ou codificadas sobre o contexto social-político vivido no Brasil durante esse período.