Projeto auxilia a realizar Imposto de Renda ‌

Início: 23/05/202409:00 | Término: 23/05/202420:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O projeto “IR na Mangueira e arredores”, da Uerj, promove, no dia 23 de maio, aos moradores dos arredores da Universidade, especialmente da comunidade da Mangueira, uma visita à Faculdade de Administração e Finanças (FAF), no campus Maracanã. O objetivo é auxiliar os interessados a preencher corretamente a declaração do Imposto de Renda.

‌A iniciativa do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças (FAF) e do Observatório de Negócios Inovadores (ONI), que acontece desde 2014, de 2020 a 2022, devido à pandemia de Covid-19, passou a esclarecer dúvidas enviadas pelos contribuintes de forma online. Em 2023, o projeto retomou seu formato original e, agora, em 2024, há a expectativa de superar os atendimentos presenciais realizados em anos anteriores.

‌O projeto busca prestar atendimento gratuito com orientações para elaboração da DIRPF, além de promover a integração entre a universidade e a comunidade local.

‌Além do auxílio presencial, que ocorre sempre em um único dia, próximo do prazo final de entrega da declaração, também é possível acessar vídeos e outros conteúdos relacionados, por meio das redes sociais do projeto.

Os serviços acontecerão em três horários: das 9h às 12h, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Não é necessário agendamento, mas as vagas são limitadas e organizadas por senhas.

‌É necessário levar:

.‌ Identidade e CPF;

. ⁠Cópia da declaração do ano anterior;

. Comprovante de residência;

. Comprovante de rendimentos do ano anterior (salários, pró-labore, aluguéis, pensão ou aposentadorias etc.) do exercício de 2023, do titular e dos dependentes;

. ⁠Informe de rendimentos bancário do exercício de 2023 do titular e dos dependentes;

. Nome completo e CPF dos dependentes menores e maiores de 18 anos;

. ⁠Comprovante de despesas com saúde e educação do titular e dos dependentes no exercício de 2023.