Diretoria de Comunicação da UERJ
O Programa de Estudos dos Povos Indígenas (Proíndio), vinculado à Faculdade de Educação da Uerj, comemora 30 anos de atuação, com o evento “Proíndio: Três décadas de alianças com os povos originários”, no dia 8 de dezembro. Haverá debate, homenagem ao fundador do projeto, professor José Ribamar Bessa Freire, visita à aldeia Marakanã, lançamento de livro e exibição de documentário sobre a temática indígena.
Criado em 1992, o Proíndio busca promover pesquisas e prestar assessoria aos movimentos e organizações dos povos originários, além de apoiar lutas pela garantia de direitos territoriais, ambientais, socioculturais, linguísticos e patrimoniais. O programa contempla ações que articulam a educação indígena e as políticas públicas, fortalecendo a autonomia e o protagonismo desses grupos. Atualmente, a coordenação é da professora Letícia de Luna Freire, da EDU-Uerj. Estudantes de graduação e pós-graduação, professores e membros da sociedade civil também participam das atividades do projeto.
As atividades ocorrerão no auditório 91, no 9º andar do campus Maracanã da Uerj. Haverá emissão de certificado de participação (AACC).
Confira a programação completa:
9h às 11h30 – Roda de conversa: 30 anos de histórias, projetos e parcerias
11h30 às 12h30 – Homenagem ao professor José Ribamar Bessa Freire
15h às 16h30 – Visita à Aldeia Marakanã (ponto de encontro em frente à Capela Ecumênica da Uerj)
17h30 – Lançamento do livro “Teko Hypy – A origem do mundo. Uma narrativa Mbyá-Guarani” (2022), com a presença do autor Leandro Kuaray
18h15 às 20h30 – Exibição do documentário “O território” (2022), de Alex Pritz, seguido de debate com Tangai Uru Eu Wau Wau