Diretoria de Comunicação da UERJ
O professor do Instituto de Letras (ILE) da Uerj, Éverton Barbosa Correia, lança, no dia 30 de março, o livro “O meu canto é de sol: Joaquim Cardozo pela crítica contemporânea” (editora Alameda), organizado em parceria com Elaine Cristina Cintra, professora de Teoria da Literatura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento será às 19h, na RAV 112, localizada no 11° andar do campus Maracanã.
O livro traz diversos artigos críticos sobre a obra de Joaquim Cardozo, engenheiro-poeta reconhecido por sua colaboração com o arquiteto Oscar Niemeyer na construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte e, em paralelo, por construir uma dramaturgia inspirada nas fontes populares de cultura, em especial a nordestina, além de culturas estrangeiras de diversas áreas de conhecimento, como filosofia e ciências exatas.
A publicação utiliza elementos gráficos e referências de outras obras de Joaquim, como o título “O meu canto é de sol”, que também nomeia um verso do autor no livro “Signo estrelado”, usado como forma de apreciação dos versos para conectar autor e leitor.
O evento de lançamento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia.