Diretoria de Comunicação da UERJ
O Departamento Cultural (Decult) da Uerj e a Coordenação de Exposições de Arte (Coexpa), em parceria com o Programa de Extensão Museu Afrodigital Rio de Janeiro da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3), promovem, até o dia 26 de janeiro, a exposição “Poderosa Energia do Amor”, na Galeria Candido Portinari, campus Maracanã.
Uma conferência de abertura da mostra acontece no dia 30 de novembro, às 18h30, no auditório 113, 11° andar do bloco F, no campus Maracanã. Na ocasião, o professor Livio Sansone (Ufba), coordenador do Museu Digital do Patrimônio Africano e Afro-Brasileiro, irá discutir o tema “Estação Etnográfica Bahia. A construção transnacional dos estudos afro-brasileiros, 1935-1967”. Em seguida, haverá apresentação e lançamento do livro de mesmo nome, escrito por Sansone.
Por meio de uma investigação em torno das diversas formas de amores racializados, a exposição tem como inspiração a produção de Viviane Laprovita e Vladimir Ventura, “Negros também amam”, uma série em stencil encontrada nas ruas na última década, no embalo dos álbuns “Numanice”, de Ludmilla, e “Boogie Naipe”, de Mano Brown.
Com curadoria de Ana Paula Alves Ribeiro, Isaac Nicacio e Nana Rosas e coordenação de Diogo Santos, a exibição conta com obras de Agrade Camíz, Barbara Copque, Daiane Lucio, Erick Peres, Lais Reverte, Leah Cunha, Lucas H. Rossi, Matheus Morani, Mbé, Miguel Afa, Millena Lízia, Mulheres de Pedra, Osvaldo Carvalho, Rona Neves, Siqueira, Viviane Laprovita & Vladimir Ventura e Waleff Dias.