Diretoria de Comunicação da UERJ
No dia 11 de novembro, Nilo Batista, professor titular de Direito Penal na Uerj e na UFRJ, ex-secretário estadual de Justiça e da Polícia Civil do Rio de Janeiro, além de ex-governador do estado em 1994, receberá o título de Professor Emérito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A solenidade ocorrerá na Capela Ecumênica do campus Maracanã, às 15h.
Doutor em Direito pela Uerj e graduado em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Batista procurou desenvolver um pensamento humanista na área do Direito Penal, sendo autor de importantes reflexões acerca da interseção entre criminologia, história e poder político. Durante sua trajetória na Uerj, publicou diversos livros importantes, incluindo “Matrizes ibéricas do Sistema Penal Brasileiro” e “Crimes contra o Estado Democrático de Direito”. À época do regime militar instituído pelo golpe de 1964, ele se notabilizou pela defesa de presos políticos.
O título de Professor Emérito é concedido ao docente titular aposentado após no mínimo 20 anos de serviços à Uerj, que tenha se destacado, de forma excepcional, pela capacidade e dedicação ao magistério.