Inscrições para prêmios estudantis da Folkcom 2025

Início: 18/08/202500:00 | Término: 31/08/202523:59

Diretoria de Comunicação da UERJ

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para os prêmios estudantis da Folkcom na 22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação, voltadas para estudantes de graduação e pós-graduação de universidades brasileiras. O evento, que tem como tema “Raízes do Presente, Futuros Ancestrais”, será realizado de 29 a 31 de outubro, na Uerj campus Maracanã.

Entre as modalidades de premiação estão o podcast, a fotografia e o audiovisual. Para a submissão, apenas o estudante responsável pelo envio precisa estar inscrito. No entanto, em caso de seleção, somente os participantes inscritos na Folkcom 2025 receberão certificado como finalistas. Confira as especificidades de cada categoria:

Prêmio de Podcasts

O concurso desta edição presta homenagem a Gisela Swetlana Ortriwano, professora que faz parte da história dos estudos de rádio, radiojornalismo e, portanto, de mídia sonora no Brasil. Cada participante poderá inscrever um podcast. Caso o episódio faça parte de uma série, será preciso escolher um dos episódios para concorrer. Podem concorrer programas produzidos e publicados a partir de janeiro de 2024. Para mais informações, acesse o edital da premiação.

Prêmio de Fotografia 

A premiação de fotografia homenageia Maria Izabel Rocha, personalidade que é considerada a única mulher a atuar com a fotografia em Sergipe na década de 1900 e uma das fotógrafas pioneiras do Brasil. Cada participante poderá inscrever até 3 fotografias digitais no formato jpeg, tamanho mínimo de 1920 x 1080, modo RGB, coloridas ou P&B com resolução mínima de 300 dpi. As fotografias devem ser acompanhadas de um título para cada uma das imagens, além de um pequeno memorial descritivo contendo o conceito, o local e os agentes envolvidos (caso necessário). As peças devem ter sido produzidas a partir de janeiro de 2024. Para mais informações, acesse o edital do concurso.

Prêmio de Audiovisual

Esta categoria presta homenagem à memória de Verônica Dantas Meneses, jornalista que contribuiu significativamente para o incentivo de produções audiovisuais relacionadas ao campo da folkcomunicação e da cultura popular. Os participantes poderão inscrever um vídeo capturado em qualquer formato e por meio de qualquer dispositivo: câmera filmadora, câmera fotográfica, dispositivos móveis digitais (tablet e smartphone) e em qualquer linguagem audiovisual. O vídeo deverá ter mínimo de 3 e máximo de 15 minutos de duração. O material deve ter sido produzido a partir de janeiro de 2024. Para mais informações, acesse o edital da premiação. 

É possível inscrever obras relacionadas ao tema do evento e à Folkcomunicação para a noite de lançamento. Os inscritos nesta modalidade poderão lançar livros, e-books, quadrinhos, álbuns ou demais obras acadêmicas ou artísticas. As submissões também encerram no dia 31 de agosto.