Seminário do Ambulatório de Transdiversidade

Início: 17/05/202308:30 | Término: 17/05/202317:15

Diretoria de Comunicação da UERJ

A Unidade Docente Assistencial (UDA) de Endocrinologia da Uerj e o Serviço Social do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) promovem, no dia 17 de maio, das 8h30 às 18h, o I Seminário do Identidade – Ambulatório de Transdiversidade: desafios e possibilidades no SUS. O objetivo é comemorar o primeiro ano de funcionamento do Ambulatório Identidade, além de provocar a sensibilização de gestores e sociedade civil sobre a necessidade de ampliação do acesso ao acompanhamento especializado.

O seminário, que será realizado no auditório 111 do campus Maracanã, é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde e afins, representantes dos movimentos sociais e interessados pela temática, autoridades públicas e políticos.

Confira a programação:

Das 8h30 às 9h: Mesa de abertura

– Convidados: representantes da Uerj/Hupe/PPC, UDA de Endocrinologia, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, movimentos sociais.

Das 9h às 9h30: Palestra 1 – Apresentação do Ambulatório Identidade – Ambulatório de Transdiversidade

– Coordenação do Ambulatório Identidade

Das 9h30 às 11h30: Mesa 1 – Acesso e Assistência no Processo Transexualizador

– Acesso em geral no Brasil

– Apresentação do dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)

– Desafios no atendimento às pessoas trans na atenção primária

Das 11h30 às 13h30: Almoço

Das 13h30 às 15h30: Mesa 2 – Desafios existentes: estratégias e experiências em uma equipe interprofissional, transfobia institucional, absenteísmo.

Das 15h45 às 17h15: Perspectivas para os próximos anos: integralidade, inovação e avanços, parcerias, publicações científicas/trabalhos em andamento.