Diretoria de Comunicação da UERJ
A Unidade Docente Assistencial (UDA) de Endocrinologia da Uerj e o Serviço Social do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) promovem, no dia 17 de maio, das 8h30 às 18h, o I Seminário do Identidade – Ambulatório de Transdiversidade: desafios e possibilidades no SUS. O objetivo é comemorar o primeiro ano de funcionamento do Ambulatório Identidade, além de provocar a sensibilização de gestores e sociedade civil sobre a necessidade de ampliação do acesso ao acompanhamento especializado.
O seminário, que será realizado no auditório 111 do campus Maracanã, é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde e afins, representantes dos movimentos sociais e interessados pela temática, autoridades públicas e políticos. As inscrições podem ser feitas pelo formulário online até o dia do evento, mas recomenda-se não deixar para a última hora, porque as vagas são limitadas.
Confira a programação:
Das 8h30 às 9h: Mesa de abertura
– Convidados: representantes da Uerj/Hupe/PPC, UDA de Endocrinologia, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, movimentos sociais.
Das 9h às 9h30: Palestra 1 – Apresentação do Ambulatório Identidade – Ambulatório de Transdiversidade
– Coordenação do Ambulatório Identidade
Das 9h30 às 11h30: Mesa 1 – Acesso e Assistência no Processo Transexualizador
– Acesso em geral no Brasil
– Apresentação do dossiê da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra)
– Desafios no atendimento às pessoas trans na atenção primária
Das 11h30 às 13h30: Almoço
Das 13h30 às 15h30: Mesa 2 – Desafios existentes: estratégias e experiências em uma equipe interprofissional, transfobia institucional, absenteísmo.
Das 15h45 às 17h15: Perspectivas para os próximos anos: integralidade, inovação e avanços, parcerias, publicações científicas/trabalhos em andamento.