Diretoria de Comunicação da UERJ
O Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS) da Uerj promove o lançamento do projeto “Transitions – A ética e a política da desinstitucionalização psiquiátrica na América do Sul”, no dia 12 de agosto, das 9h30 às 12h, no auditório 6.012, 6° andar, bloco E, campus Maracanã.
Coordenado por Cristian Montenegro (King’s College London), o projeto é uma iniciativa do King’s College London, em parceria com o IMS e a Escuela de Salud Pública da Universidad de Chile, financiado pelo Wellcome Trust. O grupo busca estudar, em perspectiva comparativa e internacional, os processos de desinstitucionalização psiquiátrica no Brasil e no Chile, compreendidos não apenas como políticas públicas, mas também como expressões de debates éticos, lutas sociais e formas de produção de saber.
O encontro tem como objetivo abrir um espaço de diálogo entre pesquisadores, profissionais, usuários e ativistas para refletir sobre os sentidos da desinstitucionalização psiquiátrica no país, a partir da perspectiva das ciências sociais, da experiência vivida e de conexões com processos internacionais.
As inscrições estão disponíveis por meio de formulário online. Mais informações podem ser encontradas no site do IMS.