II Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos

Início: 03/03/202400:00 | Término: 15/03/202417:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Instituto de Letras (ILE) da Uerj realiza, nos dias 6 a 8 e 13 a 15 de março, a segunda edição do Seminário do Arquivos de Saberes Linguísticos (SASLi). Desta vez, o simpósio híbrido vai homenagear Antenor de Veras Nascentes, filólogo, linguista e lexicógrafo brasileiro de grande importância para o estudo da língua portuguesa brasileira.

O evento tem o objetivo de promover a reflexão sobre a história do conhecimento linguístico-gramatical no Brasil, revisitando e dando visibilidade às ideias linguísticas filiadas ao nome de Nascentes, que foi um dos primeiros estudiosos da linguagem negro-brasileira. Além disso, visa discutir a relevância dessas ideias para a história das ideias linguísticas no Brasil, bem como para estudos contemporâneos desenvolvidos a partir de distintas perspectivas teóricas.

Haverá emissão de certificado para graduandos da Uerj.

As inscrições para ouvintes são gratuitas e podem ser feitas pela internet até o último dia do evento.