Iesp lança livro sobre pacificação das favelas cariocas

Início: 16/10/202316:00 | Término: 16/10/202318:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Coletivo de Pesquisa sobre Violências, Sociabilidades e Mobilidades Urbanas (Bonde) do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (Iesp) da Uerj e a Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro promovem o lançamento do livro “Entre o fogo cruzado e o campo minado: a ‘pacificação’ de favelas cariocas”, da professora Palloma Menezes, no dia 16 de outubro, a partir das 16h, na Sala Olavo Brasil, no Iesp.

O livro é baseado em um trabalho de campo de quase quatro anos nas primeiras favelas pacificadas, Santa Marta e Cidade de Deus, e apresenta uma pesquisa que incide sobre as investigações daqueles que viveram a UPP como problema. O evento também celebrará o lançamento oficial do coletivo de pesquisa Bonde, do Iesp, e coordenado pela autora da obra, formada em Ciências Sociais pela Uerj. Durante a ocasião, será apresentada uma mesa de discussão com a participação de Bianca Freire-Medeiros (FFLCH-USP), Márcia Leite (PPCIS-Uerj), Sonia Fleury (Fiocruz), Itamar Silva (Grupo Eco) e da professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Iesp, Mariana Cavalcanti.

O evento é aberto a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia.

Confira a programação:

16h – Lançamento do Bonde, coletivo de pesquisa sobre vivências, sociabilidades e mobilidades urbanas

16h30 – Mesa de debate com Bianca Freire-Medeiros, Márcia Leite, Mariana Cavalcanti, Sonia Fleury e Itamar Silva

18h às 22h – Confraternização

O Instituto de Estudos Sociais e Políticos fica na Rua da Matriz, 82, Botafogo.