Exposição no MetrôRio aborda diversidade ambiental

Início: 17/06/202407:00 | Término: 30/06/202423:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Núcleo de Fotografia Ambiental e Científica (BioCenas) e o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), ambos da Uerj, promovem, até 30 de junho, a exposição gratuita “Diversidade ambiental: ciência e arte”, no acesso B (Avenida Chile), da estação Carioca/Centro do MetrôRio. A mostra conta com fotografias ambientais produzidas pelo BioCenas e pelo Maqua.

‌A exibição é uma realização da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PR2) da Uerj e conta com a curadoria da coordenadora e historiadora da arte do Programa de Pós-graduação em História da Arte (PPGHA), Vera Beatriz Siqueira. A exposição compõe uma série de iniciativas de popularização da ciência e do conhecimento produzido nas pesquisas acadêmicas dos programas de pós-graduação da Uerj e é fomentada pelo Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (Proext-PG/Capes).

‌As 15 fotografias, divididas em três estruturas cúbicas que compõem a Galeria Itinerante, equipamento cultural do Departamento Cultural da Uerj, apresentam paisagens deslumbrantes dos biomas brasileiros, a riqueza dos ecossistemas da Mata Atlântica e as espécies de mamíferos aquáticos que povoam a Baía da Guanabara e a costa da cidade do Rio, destacando a diversidade ambiental como valor estético do meio ambiente brasileiro e promovem um encontro instigante entre ciência e arte. As imagens são fruto dos processos científicos de registro nas incursões realizadas nas pesquisas de campo, necessárias para formação de alunos e de pesquisadores vinculados aos Programas de Pós-graduação em Oceanografia e em Ecologia e Evolução da Uerj.

‌O objetivo da exposição é conduzir a ciência para fora dos laboratórios da Universidade e ao encontro do público, em um convite à conscientização ambiental, endossando o conhecimento científico como aliado fundamental na preservação do patrimônio ambiental brasileiro.