Exposição “Chiquinho das muitas sucatas”

Início: 06/10/202218:00 | Término: 08/10/202221:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, em Itaboraí, inaugura a exposição “Chiquinho das muitas sucatas” no dia 6 de outubro, às 18h. O evento leva ao público a arte de Francisco de Assis Marques, mecânico, serralheiro e lanterneiro, que tem no aproveitamento de resíduos sólidos a materialidade de sua expressão artística. Organizada pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Uerj (PR-3), a mostra está alinhada aos princípios da Agenda 2030, compromisso assumido por 193 países e também pela Universidade. A curadoria é do professor Ricardo Gomes Lima, coordenador de Projetos Estratégicos de Cultura e Articulação Popular.

Em sua oficina/ateliê, Chiquinho da Sucata, como é conhecido, utiliza ferro e sucata para produzir peças como luminárias, portas, mesas, esculturas, brinquedos, entre outras. Lixo e objetos em desuso são ressignificados e transformados em obras de arte. O trabalho instiga a reflexão sobre o enfrentamento da questão ambiental e a importância de ações concretas, como a reciclagem de resíduos, para a sociedade e o planeta.

Com entrada franca, a mostra estará aberta à visitação até o dia 1º de novembro, às terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 19h; às quintas-feiras, das 8h às 17h; e aos sábados, das 14h às 21h. A Casa de Cultura fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 303, Centro de Itaboraí.