Evento debate 50 anos da Revolução dos Cravos

Início: 14/04/202417:00 | Término: 19/04/202417:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Instituto de Letras (ILE) da Uerj, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Real Gabinete Português de Leitura, promove o evento “25 de Abril, 50 anos Depois: recordar, refletir, reimaginar”, de 14 a 19 de abril, sediado cada dia em uma das instituições organizadoras.

‌O encontro tem o objetivo de provocar reflexões sobre o cinquentenário da Revolução dos Cravos em Portugal, nas áreas da literatura, cultura, artes e história. A Uerj sediará as atividades do dia 15 de abril, na sala RAV 112 do ILE, no campus Maracanã e do dia 18 de abril, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel, em Botafogo.

‌Como parte da programação, durante todo o mês de abril acontecerá a exposição “Adeus, pátria e família”, com o apoio do Centro de Educação e Humanidades (CEH) e autorização do Museu do Aljube, em Portugal. A mostra conta a história da repressão na ditadura à comunidade LGBTQIA+ durante o salazarismo até a Revolução dos Cravos.

‌O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Confira a programação