Departamento Cultural inaugura Galeria Itinerante

Início: 02/12/201918:00 | Término: 11/12/201920:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

No período de 2 a 20 de dezembro, a exposição “O rural como paisagem” estará aberta à visitação do público na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no campus Maracanã. A mostra reúne 25 fotografias expostas em cinco estruturas cúbicas, em escala de dois metros, espalhadas pela área externa do campus, que compõem o mais novo equipamento cultural da Universidade: a Galeria Itinerante.

A exposição é a primeira que reúne imagens oriundas de registros fotográficos feitos ao longo de mais de 20 anos da pesquisa homônima, coordenada pelo professor do Instituto de Geografia da UERJ, Glaucio Marafon, em suas incursões de campo pelo interior rural do estado do Rio de Janeiro. Com a curadoria de Analu Cunha e Marcelo Campos, professores do Instituto de Artes da UERJ, as imagens exibidas retratam localidades, a produção agrícola familiar e diversificada, trabalhadores do campo, entre outras paisagens capazes de ensaiar esse ambiente rural na Universidade, que tem como característica de sua marcante arquitetura a verticalidade e a urbanidade, com preponderância do concreto. 

Ao abrir seu campus para as paisagens rurais do Estado, a UERJ ratifica seu compromisso institucional com a interiorização da atividade universitária, e faz isso em  via de mão dupla, trazendo o interior para a cidade, questão essencial para entender esses âmbitos do estado negocial, social e economicamente.

O evento conta ainda com outras duas atividades no campus do Maracanã: uma visita guiada, conduzida pelo professor e pesquisador Glaucio Marafon,  no dia 5/12, a partir das 14h, com saída programada da Galeria 1; e uma mesa temática de debates no dia 11/12, às 14h, que contará com a mediação de Geiza Gomes, do Fórum  de Desenvolvimento do Rio, da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), a professora de Geografia econômico-política da universidade italiana Tor Vergata, Marina Faccioli, a professora da Escuela de Ciencias Geográficas da Universidade Nacional da Costa Rica, Meylin Alvarado Sanchez, e o subsecretário adjunto de Agricultura Familiar da secretaria de estado de Agricultura, Adriano Martins Carneiro Lopes. O encontro acontece no auditório da Reitoria, no térreo.

As atividades integram a abertura da agenda institucional-acadêmica de comemorações dos 70 anos da UERJ para 2020. O calendário de comemorações conta com diversas atividades culturais, como shows, outras exposições artísticas, palestras e a cerimônia oficial de homenagem aos servidores que completam 25 anos de atividades na Universidade.