Colóquio aborda contribuições de Paulo Freire para Museologia

Início: 08/11/202400:00 | Término: 10/11/202423:59

Diretoria de Comunicação da UERJ

Estão abertas, até o dia 10 de novembro, as inscrições para o Colóquio Internacional Contributos de Paulo Freire para Extensão Universitária nos Territórios da Museologia Comunitária, promovido pelo Ecomuseu Ilha Grande em parceria com a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PR3) da Uerj. O evento acontece no dia 11 de novembro, das 9h às 18h, no Auditório 11, campus Maracanã.

O objetivo é promover uma reflexão sobre a relevância do pensamento de Paulo Freire para a Museologia e para a prática educativa em museus, destacando a importância da conscientização e da inclusão de minorias social e culturalmente excluídas.

Confira, a seguir, a programação do evento:

9h – Mesa de abertura

Fernanda Santana Rabello de Castro, presidente do Ibram; Gulnar Azevedo e Silva, reitora da Uerj; Ana Maria Santiago, pró-reitora de Extensão e Cultura da Uerj; Paula Vermeersch, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unesp-CoAC-Proec; Raul dal Santo, presidente da Rede Italiana de Ecomuseus (de forma remota); e Terezinha Resende, presidente da Abremc.

10h – Conferência remota 

Com Paolo Vittoria, professor da Università Federico II di Napoli/Dipartimento di Studi Umanistici  (Unina).

11h – Mesa 1

Com a participação de Nádia Almeida, daUniversidade do Porto, doutoranda FPCEUP; Ecomuseu de Maranguape – CE; Observatório Brasileiro dos Ecomuseus e Museus Comunitários – OBEM: “Contributos de Paulo Freire para uma educação museológica”; e Gelsom Rozentino (Ecomuseu Ilha Grande Uerj): “Extensão universitária, museus, comunidades e territórios”.

12h30 às 14h – Almoço

14h Mesa 2

Com a participação de Paula Vermeersch, pró-reitora de Extensão e Cultura da Unesp-CoAC-Proec; Terezinha Resende, presidente da Abremc: “Abremc: Uma contribuição para a museologia comunitária brasileira”; e Yara Mattos, professora da Ufop: “Narrativas poéticas e polifônicas entre Manoel de Barros e Paulo Freire: uma experiência metodológica envolvendo Educação e Museologia”.

15h30 – Apresentação do Observatório Brasileiro dos Ecomuseus e Museus Comunitários OBEM e novas adesões

Com Márcio Carvalhal, Ddretor da Abremc.

16h às 18h – Dinâmica de Grupos 

Dinâmica de Grupos de Trabalhos para produzir um esboço de proposta/programação do 6º Encontro Internacional de Ecomuseus e Museus Comunitários 2025 (6º EIEMC).