Diretoria de Comunicação da UERJ
A Faculdade de Educação da Uerj realiza, nos dias 23 e 24 de março, o 1º ciclo de debates “Diálogos para a formação de professores: educar, incluir e transformar”. O objetivo é promover a discussão sobre raça, gênero e saúde mental na Educação, atuação docente, socioeducação e produção acadêmica, entre outros temas.
Serão duas mesas por dia, às 14h e às 18h, que contarão com a participação de professores, especialistas e artistas da Uerj e de outras instituições, como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Colégio Pedro II, entre outras.
As atividades serão na RAV 122, no 12º andar, bloco F do campus Maracanã. A entrada é livre e não há necessidade de inscrições.
Confira a programação completa:
23 de março, das 14h às 16h
Tema: “Atuação docente: política, artística e favelada”. Mediação: Tiago Gomes
Participantes: Adriana Carrijo, professora do Departamento de Estudos da Infância da Uerj; Maria Ignez Campos, vice-coordenadora do Núcleo de Estudos da Infância: Pesquisa e Extensão da Uerj; e Maria Sussekind, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unirio.
23 de março, das 18h às 20h
Tema: “Educação em movimento: raça, gênero e saúde mental”. Mediação: Simone Bastos
Participantes: Greyssy Araújo, professora do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas; Thamara Figueiredo, professora do Colégio Pedro II; e Rona, multiartista e integrante do Coletivo Brasil Delivery.
24 de março, das 14h às 16h
Tema: “Meios para emancipar: o que não nos contam sobre socioeducação”. Mediação: Suzana Sousa
Participantes: Priscila Duarte, doutoranda em Educação na Uerj e integrante do Coletivo Empodera Jovem (Degase); Simone Alves, pedagoga na Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire; e Gustavo Coelho, professor da Faculdade de Educação da UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Uerj.
24 de março, das 18h às 20h
Tema: “Identidades em movimento: a influência do corpo discente na produção acadêmica”. Mediação: Michelle Freitas
Participantes: Alexandra Lima da Silva, professora da Faculdade de Educação da Uerj; Fernando Pocahy, professor da Faculdade de Educação da Uerj e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped) da Uerj; e Pedro Griot, pesquisador com foco em África e diáspora, saúde integral da população negra e sociologia urbana.