Diretoria de Comunicação da UERJ
A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf) promove, nos dias 26 de junho, às 18h30, e 27 de junho, às 9h, o II Seminário Universidade e Saúde Mental: desafios e possibilidades.
O objetivo é sensibilizar o público sobre os impactos da vida acadêmica na saúde mental dos graduandos, pós-graduandos e da comunidade acadêmica em geral.
Os coordenadores dos encontros são a pedagoga Elaine Silva Mateus e o professor Frederico Duarte Iria. Como palestrantes foram convidados professores da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além da Uerj.
A atividade é uma parceria com os grupos de extensão “Febf com o Rompendo Barreiras: Práticas Colaborativas no Atendimento Acadêmico Especializado” e “Atenção Psicossocial na Baixada Fluminense: Formação Profissional e Intervenção Clínico-Territorial e Comunitária”.
O seminário será realizado no pátio térreo da faculdade, que fica na Rua General Manoel Rabelo, s/nº, Vila São Luís, Duque de Caxias.
Não é preciso se inscrever para participar. Haverá envio de certificados AACC.
Confira a programação:
26/6 – 18h30
Mesa 1: Universidade e atenção psicossocial nas periferias
Palestrantes: Luciano Elia, professor de Psicanálise do Instituto de Psicologia (IP) da Uerj, e Clarisse Gurgel, professora da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da Unirio.
27/6 – 9h
Mesa 2: Interfaces entre educação e atenção psicossocial
Palestrantes: Lígia Costa Leite, professora colaboradora da pós-graduação (Propsam) do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ, e Sônia Altoé, professora da Uerj.