Teatrão apresenta espetáculo gratuito “A Corrida do Ouro”

Início: 31/10/201919:00 | Término: 31/10/201920:30

Diretoria de Comunicação da UERJ

Após dois anos de intenso mergulho no universo das máscaras e uma exitosa participação no clipe “Gold Spectrum”, da banda norte-americana Fracktura, o coletivo de artistas-pesquisadores Maschere desejava, também, colocar em jogo junto a espectadores no teatro a linguagem que tanto pesquisava. Deste desejo nasceu o espetáculo “A Corrida do Ouro”, que será apesentado nesta quinta-feira, 31 de outubro, às 19h, no Teatro Odylo Costa, filho. 

A montagem é baseada no conto “A Nova Califórnia” de Lima Barreto. Escrito em tons de fábula em novembro de 1910, o texto trata da ambição desmedida de homens e mulheres de Tubiacanga. Nesta pequena cidade, um misterioso químico, Raimundo Flammel, descobre uma estranha forma de fabricar ouro, e esse fato transforma a vida local. Antes vista como uma ofensa moral a todas as religiões e preceitos, a cobiça faz a cidade mudar de opinião e guerrear pela matéria-prima dessa alquimia.

O Maschere – Ateliê de Pesquisa em Máscaras Teatrais, criado em 2017 pelo ator, diretor e professor de Teatro Eduardo Vaccari, é um núcleo de estudos que tem como princípios de investigação a teatralidade e o mascaramento. Além de oficinas, o ateliê mantém, desde sua criação, um grupo de estudos (Maschere Ateliê) que pesquisa diversos mascaramentos como: a máscara de tecido, a máscara neutra, as máscaras-objetos, as máscaras abstratas, as máscaras larvárias, as meias máscaras balinesas e da commedia dell’arte. Além disso, desenvolve pesquisas com a musicalidade e com a palavra como possibilidade de mascaramento.

O Teatro Odylo Costa, filho está localizado na Rua São Francisco Xavier, 524 – campus Maracanã da UERJ. A entrada é gratuita. Confira mais informações