Lançamento do livro “Negritude e não monogamia”

Início: 15/06/202317:00 | Término: 15/06/202320:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O mestrado realizado por Rhuann Fernandes culminou na publicação do livro “Negritude e não monogamia: as micropolíticas do amor”. Financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj), e publicado pela Editora da Uerj (EdUerj), ele será lançado em evento na livraria da Universidade, que fica no campus Maracanã, no hall dos elevadores. Será no dia 15 de junho, às 17h.

O encontro contará com a presença da professora e doutora Claudia Barcelos Rezende, do Departamento de Antropologia, e referência em Antropologia das Emoções no Brasil, que também foi orientadora do trabalho acadêmico. Em formato de bate-papo, será discutido o processo do autor para escrever sobre o amor racializado entre pessoas negras não-monogâmicas.

O livro de Rhuann se debruça na exploração desse formato de relacionamentos e suas questões, como as tensões, negociações e estratégias no desenvolvimento de uma conduta ética nessa dinâmica. Procura-se ainda entender as noções de negritude e discorrer sobre como elas refletem a forma pela qual os sujeitos da pesquisa pensam o amor e as relações sociais e políticas em torno de tal sentimento, sob o guarda-chuva da antropologia e sociologia das emoções.

Não é necessária inscrição prévia. Será possível adquirir a publicação no local.