Novas perspectivas sobre a zona portuária do Rio

Início: 07/06/202314:00 | Término: 07/06/202318:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

A região central da capital fluminense passou, nos últimos dez anos, por um processo de revitalização que mudou as dinâmicas da região, gerando questões que são o cerne do encontro “Novas agendas e perspectivas de estudo sobre a zona portuária do Rio de Janeiro”. Pesquisadores se reunirão em 7 de junho, às 14h, no auditório Gilmar Mascarenhas (sala 4.007, bloco F), no campus Maracanã, e os interessados poderão comparecer sem necessidade de inscrição prévia.

A programação traz as mesas de debate “Espaços memoriais como agentes potenciais na cura de feridas coletivas”, “A Pequena África e a busca da elite para revitalizar, modernizar e globalizar o Rio de Janeiro, e “Movimentos sociais na Pequena África: dinâmicas, processos e perspectivas”. Os palestrantes convidados são Anne-Marie Broudehoux, da Université du Québec à Montréal; Kevin Funk, da Columbia University; e Rita de Cássia Martins Montezuma, do programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Haverá, ainda, o lançamento do livro “Zona portuária do Rio de Janeiro: múltiplos olhares sobre um espaço em mutação”, organizado por Letícia de Carvalho Giannella, professora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (IBGE), e João Carlos Monteiro, professor do Departamento de Geografia Humana da Uerj. Os docentes também atuarão como debatedores do evento.

A organização é do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre o Espaço Urbano (Radial), do Instituto de Geografia, e faz parte das atividades que celebram os 20 anos do Programa de Pós-graduação em Geografia (Ppgeo).