Diretoria de Comunicação da UERJ
A Semana do Meio Ambiente do Ecomuseu Ilha Grande 2023 leva uma série de atividades para a região entre os dias 5 e 7 de junho. Palestras, oficina e exposição compõem a programação, que é dividida em diferentes polos. O evento pretende chamar a atenção para questões relativas aos problemas socioambientais, promovendo visão crítica e incentivando ações voltadas à sustentabilidade local e do nosso planeta.
O plantio simbólico no Parque Botânico, em Vila Dois Rios, abre a agenda, com gincana e reflexões sobre ambiente e autocuidado, às 14h do primeiro dia. Às 19h, ocorre a palestra “Ecomuseums And Climate Change (Ecomuseus e Mudanças Climáticas): como ecomuseus e museus comunitários estão atuando como catalisadores de transição, renovação e desenvolvimento sustentável?”, ministrada pelo professor da Uerj e coordenador do Ecomuseu Ilha Grande, Gelsom Rozentino. O encontro também acontece no polo Vila do Abraão, no dia 7 de junho, às 10h, no auditório do Parque Estadual da Ilha Grande.
No dia 6 de junho, em Vila Dois Rios, às 9h, no Centro de Convivência, há visitação ao Ecomuseu, com destaque aos valores comunitários, ambientais, patrimoniais e históricos do local.
No mesmo dia, em Araçatiba, três ações estarão disponíveis: a primeira é a exposição “Detalhes da Flora da Ilha Grande”, que tem por objetivo analisar e destacar as características florestais das árvores, flores e frutos da região das localidades visitadas pelos biólogos do Parque Botânico.
Já a oficina “A fotografia artesanal como recurso didático para aproximar e valorizar o meio ambiente, a arte, a ciência e a história”, conduzida pelo Centro Multimídia do Ecomuseu, mostrará técnicas de revelação natural por cianotipia, feita à mão para imprimir negativos, sem necessidade de equipamento fotográfico. Por último, o polo vai exibir o filme “A História das Coisas — Uma importante reflexão sobre sustentabilidade”.