Diretoria de Comunicação da UERJ
Em celebração ao Dia do Refugiado, a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) da Uerj promove a quinta edição de seu seminário, no dia 29 de junho, no campus Maracanã. O encontro ocorre das 9h às 12h30, no auditório 9.043 (bloco F), e das 13h às 18h, no auditório 6.012 (bloco E). A organização é do professores Eduardo Faerstein, do Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro (IMS), e Érica Sarmiento, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, que coordena a CSVM e também o Laboratório de Estudos de Imigração (Labimi).
Na programação, serão apresentados trabalhos de especialistas sobre os deslocamentos humanos e suas inferências socioeconômicas e políticas, além de pesquisas desenvolvidas por graduandos e pós-graduandos. Confira:
- 9h a 12h30
- A trajetória da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Uerj / Érica Sarmiento
- Migrações forçadas e refúgio: tendências mundiais / Eduardo Faestein (professor do IMS)
- Novos projetos na legislação sobre migrações e refúgio no Rio de Janeiro / Deputada Dani Monteiro (PSOL-RJ)
- Desafios enfrentados pelo Programa Parses-Cáritas/RJ / Larissa Getirana (coordenadora de Proteção do projeto)
- Um exemplo de ativismo – Venezuela global / Hector Gomes de Sousa
- 13h30 a 14h15
- Refúgio em dois tempos: perspectivas decoloniais e representações fotográficas de refugiados na imprensa carioca / Bianca Dias (mestranda em História pelo PPGH e bolsista Proatec/Labimi), Juliana Foguel (professora e bolsista de pós-doutorado sênior/Labimi), Kássia Alves (graduanda em História no IFCH e bolsista EIC/Labimi), e Vanessa Leite (professora e bolsista do Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores [Cmiif])
- 14h25 a 15h10
- Migrações e Saúde / Eduardo Brito (graduando em Medicina na FCM), Eduardo Faerstein (professor do IMS), João Roberto Cavalcante (doutorando em Saúde Coletiva no IMS), e Julianna Carolina Oliveira Costa (doutoranda em História no PPGHS e bolsista Qualitec Cmiif)
- 15h20 a 16h05
- Refúgio e Acolhimento: rodas de conversa, trabalho e inclusão social / Gabriela Bastos Caetano de Arruda (assistente social Pares-Cáritas), Heloisa Helena Ferraz Ayres (professora do Instituto Politécnico [IP]), Laura Cristina de Toledo Quadros (professora do IP), e Maynara do Rio Sales (entrevistadora social Pares-Cáritas)
- 16h15 a 17h
- Português com Refugiados / Ana Emanuelli Lopes (graduanda do curso de Letras), Ana Karina Brenner (professora do Instituto de Letras [ILE]), Ana Sousa da Silva (mestranda de Letras), e Poliana Arantes (professora do ILE)
- 17h10 a 18h
- Educação, migração e processos curriculares / Maria Cecília Castro (professora da UFF), Marcelo Ferreira Machado (professora estadual/Seeduc), Nilda Alves (professora da Uerj), e Noale Toja (bolsista de pós-doutorado do Proped)
- Exibição do filme “Cozinhas e Afetos – modos de “aprenderensinar” nos cotidianos”
- Lançamento do livro “Cozinhas e conversas: cheiros e gostos e sons e imagens e afetos nos cotidianos e nos currículos”, organizado por Nilda Alves, Rosa Helena Mendonça e Noale Toja
Os interessados em participar devem se inscrever previamente. Haverá emissão de certificados. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seminariocsvm@gmail.com.
A CSVM é um fórum acadêmico interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão sobre a temática do refúgio. A inciativa vem sendo implementada pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) desde 2003, em cooperação com diversas universidades brasileiras.