Poesia é a marca do Ânima 2023 na Coart

Início: 30/05/202300:00 | Término: 02/06/202300:00

Diretoria de Comunicação da UERJ

O Ânima, evento de celebração e valorização da luta das mulheres por visibilidade e protagonismo, organizado pela Coordenadoria de Artes e Oficinas de Criação (Coart) terá a poesia como principal ingrediente na edição deste ano, realizada, excepcionalmente, no mês de maio. Todas as atividades acontecem no Centro Cultural da Uerj, localizado em cima do Restaurante Universitário, no campus Maracanã. Confira a programação:

Terça, 30 de maio

– Às 18h, no salão 2:
Roda Cultural de rap e rima feminista Batalha das Flores, proposta pelo Coletivo 9Crew em parceria com o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (Cacis). Participação de Zulu Vitaldevênus, como mestra de cerimônias, Bia, a.k.a. Imperatriz, as meninas da Tropa do Arrasta, Bruna Reis e Naomi Nicolau.

O encontro tem como objetivo conversar sobre a importância da promoção de ações culturais que envolvam o fazer poético com rimas, música e rap de grupos femininos, além de gerar reflexões, a partir da temática de gênero e dos desafios que mulheres têm sendo cantoras de rap, realizando rima e fazendo arte pelas ruas.

Quarta, 31 de maio

– Às 10h, no Auditório Cartola:
Oficina de rap e slam para os alunos do 8º ano da Escola Municipal Araújo Porto Alegre, com os bolsistas do projeto de extensão Redepop, da Professora Elaine Oliveira (FFP).

– Às 17h30, no Corredor Cultural:

Abertura da Exposição “Feminismos Zineiros”. A partir da utilização de múltiplas técnicas a muitas mãos, da colagem à (des)dobradura, e a reprodução em xerox, entre outras, as obras fazem pensar os papéis do zines impressos como pontos de encontro poético-feministas.

Fruto da dissertação de mestrado “Práticas literárias, feminismos zineiros: Nós, as poetas! E os papéis dos fanzines”, apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Uerj por Juliana Gama Brito Assumpção, o evento é uma oportunidade para conhecer o trabalho de mulheres poetas, zineiras e artistas independentes que integram o coletivo Nós, as poetas!: Barbara Iung, Clara Lobo, Gabi Luna, Ju Gama, Maria Mitsuko, Shaina Marina e Tayná Wolff.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, até o dia 30 de junho.