Diretoria de Comunicação da UERJ
Na Semana do Meio Ambiente, uma série de eventos discutem ações de sustentabilidade e preservação. E diversas atividades serão desenvolvidas pela Prefeitura dos Campi, entre os dias 5 e 6, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h, visando a divulgação e adesão ao recém-retomado projeto de coleta seletiva solidária no campus Maracanã.
O primeiro dia começa na Capela Ecumênica, com mesa-redonda entre cooperativas de materiais recicláveis na atual iniciativa do campus, oportunidade na qual Vanessa Cunha, técnica de Meio Ambiente da Prefeitura dos Campi, e Marcelo Lima, especialista em Meio Ambiente, vão detalhar a implementação do processo. À tarde, a partir de 13h30, o Centro Cultural terá diversas mesas, e uma exposição montada a partir de materiais recicláveis, do artista plástico e educador Marcos Lanzieiro.
Confira a programação:
– Mutirão para separação de tampinhas para o projeto Rio Eco Pets – Sandra Márcia (Instituto Rio Eco Pets).
– Plantando desenvolvimento sustentável – Rafael Pinho de Moraes (Professor da Faculdade de Ciências Econômicas e coordenador do projeto “Aduba”, além de membro do programa Agenda 2030 na Uerj).
– Ações de divulgação e inovação no setor de produção vegetal – Cecília de Souza (Técnica do Horto Botânico).
– Reaproveitamento de materiais para educação ambiental – Gisele Bauer (Projeto Cogere).
– Reutilização criativa para atividades de educação socioambiental – Juliana Oliveira (aluna da Faculdade de Oceanografia) – Projeto Stand Upet.
– Mudando o conceito do que é lixo. Modernizando o conceito de joias – Carol Barreto (criadora das Ecojoias).
No segundo dia, no auditório 91, bloco F, os participantes poderão conhecer o programa de reciclagem da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) na cidade do Rio de Janeiro, a partir das 9h30. A empresa apresentará o serviço, que é gratuito, e já funciona em diversos bairros da capital. Às 13h30 outras unidades da Uerj se juntam ao evento para apresentação de suas próprias iniciativas verdes, como o Ecoponto, de Nova Friburgo, Projeto Síntese, de Resende, e Recicla Hupe, do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
A comunidade também poderá tirar dúvidas sobre como colaborar com o projeto. Haverá certificação de horas complementares para os interessados. É necessária inscrição prévia.